O Rio Santa Maria, que corta Santa Leopoldina, na região Serrana do Espírito Santo, atingiu a cota de inundação na sede da cidade. Algumas residências foram invadidas pela água.
Vídeos enviados ao jornalismo da Rede Vitória mostram a situação crítica no Centro, que foi tomado pela água. Desde o fim de semana, os municípios capixabas sofrem com as fortes chuvas.
LEIA TAMBÉM:
>> Chuva provoca interdições em rodovias no ES ; veja trechos
>> Chuva derruba muro de unidade de saúde em Vargem Alta
>> Acidente entre carros e caminhão deixa um ferido em Aracruz
De acordo com o prefeito de Santa Leopoldina, Fernando Rocha, algumas vias da cidade estão totalmente bloqueadas pela água.
“O Centro da cidade está alagado desde o início da manhã. Teve uma chuva muito forte de 2h em diante. O nível do rio subiu muito rápido, chegando a sete metros, alagando o acesso ao bairro Vila Nova, a aérea central e a entrada da cidade pelo bairro Olaria“, explicou em entrevista ao ES No Ar, da TV Vitória/Record.
Além da preocupação com os alagamentos, a cidade está em alerta para deslizamentos de terra.
“Muitas famílias estão desalojadas. Nesse momento, a gente alerta também as famílias que moram em áreas de deslizamentos, tem áreas que preocupam com esse acumulado de chuva“, explicou Fernando.
Segundo o prefeito, equipes da Defesa Civil estão à disposição da população. Moradores que precisem sair de suas casas podem buscar ajuda pelos telefones 193 e (27) 99294-2054. A Escola Alice Holzmeister será usada para acolher quem não tiver para onde ir.
Situação dos rios em outras cidades do ES
A situação em Santa Teresa, cidade vizinha a Santa Leopoldina, não é diferente. O rio subiu e, segundo a Defesa Civil Estadual, já atingiu a cota de inundação.
Em casos de emergências, as equipes da Defesa Civil podem ser acionadas pelos telefones 193 ou (27) 99849-4525. Na cidade, há quatro pontos de abrigo:
SEDE:
— Quadra de Esporte da Vila Nova
— Escola Ethevaldo Damazio
SANTO ANÔNIO DO CANAÃ:
— Escola Visconde de Inhaúma
VARZÉA ALEGRE:
— Escola Sebastião José Pivetta
No Norte do Estado, a preocupação é com o Rio Doce, que também atingiu a cota de inundação em Linhares. Em Colatina, o rio está na cota de atenção, segundo o último boletim extraordinário da Defesa Civil Estadual, divulgado na manhã desta quinta-feira.