A chuva que atinge o Espírito Santo desde a última sexta-feira (07) tem deixado prejuízos em diversas cidades capixabas. Na região Sul, o rio que corta Castelo transbordou, na manhã deste domingo (09), e inundou ruas de vários bairros da cidade.
O rio subiu, de acordo com a prefeitura, mais de três metros do nível normal. Até o momento, segundo a Defesa Civil do município, 283 pessoas estão desalojadas.
LEIA TAMBÉM: Rodovia é totalmente interditada após cheia do Rio Castelo
Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Camadan), que compõem o boletim da Defesa Civil do Estado divulgado no final da manhã deste domingo, indicam que choveu em Castelo cerca de 80.87 milímetros em 24 horas.
Chuva no ES: veja como ficou as ruas de Castelo após rio transbordar
O prefeito João Paulo Nali destacou que está tomando as providências cabíveis para auxiliar a população. Cerca de 86 servidores, máquinas e equipamentos estão nas áreas de risco para dar suporte aos moradores afetados.
“Nossa prioridade é proteger a integridade física das pessoas e remover os acamados de suas residências. Além disso, estamos desde cedo auxiliando as comunidades no transporte de móveis e equipamentos para evitar ainda mais prejuízos. Caso seja necessário estamos disponibilizando abrigos nas Escolas: Centro Unificado e Madalena Pisa e nas Igrejas dos Bairros Esplanada e Aracuí. A atenção de todos deve ser redobrada neste momento”, frisou.
A orientação é para que, em casos de emergência, os moradores do município liguem para o 193 ou para a Defesa Civil Municipal pelo telefone 3542-1770.
Rio Itapemirim passa de 2 metros acima do leito
A chuva também tem preocupado os moradores de Cachoeiro de Itapemirim. Segundo o monitoramento da Defesa Civil Municipal, o Rio Itapemirim já ultrapassou 2,10 metros da leito. Os dados foram divulgados às 14h deste domingo.
De acordo com o monitoramento, o rio continua subindo. O município está com o Plano Preventivo Nível 2 em vigência devido as chuvas intensas que atingem a região Sul do Espírito Santo.
LEIA TAMBÉM: Alerta vermelho: Inmet emite aviso de chuvas intensas para 71 cidades do ES
O boletim da Defesa Civil Estadual aponta que o município registrou, em 24 horas, 59.45 milímetros de chuva.
Situação também é crítica em Alegre
As fortes chuvas também têm provocado estragos em Alegre, também na região Sul. Vários deslizamentos de terra foram registrados neste domingo. Estradas ficaram obstruídas e ruas foram atingidas.
LEIA TAMBÉM: Trechos da BR-262 na Região Serrana são interditados após quedas de árvores
Ao todo, de acordo com a prefeitura, duas famílias ficaram desalojadas e foram remanejadas para aluguéis sociais. O município destacou que está trabalhando para avaliar os danos e desobstruir estradas.
Segundo os dados do boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado no fim da manhã, o município registrou acumulado de 68.2 milímetros em 24 horas.