Com a proximidade do carnaval, a Secretaria de Saúde de Cachoeiro intensificará as ações de conscientização com foco na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST). Uma das estratégias é a distribuição de preservativos e material educativo nesta sexta-feira (01), na rodoviária do município.
Coordenada pela equipe do Centro de Referência em Infectologia Abel Santana (Crias), a ação será realizada, das 7h às 19h, aproveitando o grande fluxo de passageiros embarcando e desembarcando no terminal.
A intenção é reforçar e alertar sobre a importância da prática do sexo seguro, em uma época em que aumenta o número de viagens e, também, de relações entre desconhecidos.
“O acesso a informações sobre os riscos da relação sexual desprotegida e da alternância de parceiros é fundamental para a diminuição dos casos das ISTs, como a aids, sífilis e as hepatites B e C. E o uso do preservativo é uma das formas mais eficazes de prevenção”, frisa a coordenadora do Crias, Kamila Gomes Marvila.
Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinam), em 2018 foram registrados em Cachoeiro 58 novos casos de aids em adultos e 319 de sífilis adquirida.
Dados recentes do Ministério da Saúde mostram que, no país, a população entre 25 e 39 anos de idade é a mais suscetível a contrair as enfermidades transmitidas pelo sexo. O público jovem, na faixa etária entre 15 e 24 anos de acordo com pesquisa, é o que menos usa preservativos.
Nas unidades básicas de saúde de Cachoeiro, o trabalho de conscientização e a distribuição de preservativos são permanentes