Geral

Rodrigo André Seidel: “O líder tem o dever de oxigenar a organização”

Rodrigo André Seidel: “O líder tem o dever de oxigenar a organização”
Rodrigo André Seidel, presidente da Aebes

Rodrigo André Seidel é presidente da Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense (Aebes), organização social que administra o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves. É natural do Rio Grande do Sul, formado em Teologia e atua como pastor da Igreja de Confissão Luterana no Brasil desde 1997. Na Aebes, já está no segundo mandato.

“Entendo que esse reconhecimento é resultado do trabalho de toda a equipe do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves. Ao longo dos últimos anos, a unidade exerceu protagonismo no enfrentamento a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e fez isso respeitando os mais elevados padrões de qualidade e segurança do paciente, sem abrir mão do acolhimento humanizado em um momento tão delicado. O prêmio é o reconhecimento da gestão eficaz da unidade”, diz.

Saiba mais sobre o Líder em Hospital Público na entrevista a seguir.

 

O que é ser líder? Como você conceitua a liderança que você pratica?

Liderança é inspirar pessoas a fazer o seu melhor. É essencial a ação de um corpo de gestores próximos de suas equipes e alinhados com os propósitos da instituição. A liderança precisa estar evidente nas bases da organização.

 

Liderança também é verdade. Qual é a sua verdade? Quais são seus princípios e valores inegociáveis?

Sem dúvida a nossa verdade é clareza e transparência nas diretrizes, respeito e reconhecimento. Somos uma equipe, e trabalhar em equipe é dar transparência às ações e respeitar cada profissional.

 

Quem ou o que lhe inspira? E como você deseja ser reconhecido pelas pessoas enquanto líder?

Eu me inspiro nas pessoas. Na capacidade de ter empatia, na capacidade de se doar, na capacidade de querer o melhor para o outro. Enquanto líder, gostaria que as pessoas também tivessem em mim alguma inspiração. Acredito que o maior desafio hoje seja, justamente, inspirar comportamentos voltados para a melhoria do bem-estar do próximo.

 

Qual o papel do líder na criação e manutenção de um ecossistema saudável, diverso e criativo na organização?

O líder tem o dever de oxigenar a organização. Motivar com ideias, direcionar os profissionais e garantir a tranquilidade para que trabalhem com motivação.

 

Quais são as boas práticas da sua governança?

Trabalhamos com eficiência para garantir uma saúde pública de qualidade, com atendimento diferenciado e com resolutividade. Esse resultado é fruto do trabalho de equipe composta por profissionais comprometidos e engajados, preparados para servir ao próximo.

 

A quais pautas o líder precisa estar atento nestes tempos?

Sem dúvida, o líder precisa estar ciente de tudo o que acontece na instituição e como o mercado se comporta. Vivemos em um mundo globalizado, e qualquer incidente pode afetar diretamente o nosso negócio.

 

Quais foram seus maiores desafios e conquistas até hoje enquanto líder?

A pandemia trouxe à tona a necessidade de se reinventar. Questões básicas e cotidianas precisaram ser repensadas sobre o como fazer, mas também o porquê fazer. A nossa conquista foi entregar uma saúde de qualidade, com segurança e atendimento humanizado a todos os capixabas que precisaram de cuidados. E, quando foi necessário, abrimos nossas portas para o Brasil. Todos que precisaram do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves não ficaram desassistidos.

 

Em uma palavra: ser líder é… coragem.