Geral

Festa da Penha: Romaria dos Homens deve reunir 1 milhão de fiéis neste sábado

Os romeiros serão recebidos no Parque da Prainha por volta das 23 horas. Em seguida terá início à Missa de Encerramento da Romaria dos Homens

Foto: Thiago Soares/ Procissão Fotográfica

Os romeiros já estão preparados. Neste sábado (15) acontece a Romaria dos Homens, a mais tradicional e movimentada da Festa da Penha. A expectativa é reunir mais de 1 milhão de pessoas ao longo dos 14 quilômetros de procissão de fé, da Catedral Metropolitana de Vitória até o Parque da Prainha em Vila Velha.

A Romaria dos Homens tem 68 anos de tradição na Festa da Penha, que está em sua 453ª edição. As atividades começam na Cidade Alta, em Vitória, na Catedral Metropolitana, onde às 18 horas tem início a Missa de Envio da romaria, que será celebrada pelo bispo auxiliar, Dom Andherson Franklin.

Logo após a missa, por volta das 19 horas, os romeiros saem da Catedral em direção ao Parque da Prainha, fazendo o trajeto pela Segunda Ponte e pela rodovia Carlos Lindenberg.

Os romeiros serão recebidos no Parque da Prainha por volta das 23 horas, onde a Banda Adventus estará animando o público para em seguida terá início à Missa de Encerramento da Romaria dos Homens, presidida pelo arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos.

Romaria dos Homens acontece há 68 anos

Foto: Reprodução / Instagram

A Romaria dos Homens, é a mais longa, expressiva e a mais esperada de todas as romarias da Festa da Penha. Apesar do título, todas as pessoas participam, o que torna a romaria como sendo das famílias, com presença de crianças, jovens, idosos, homens e mulheres.

A Romaria dos Homens acontece há 68 anos. A primeira edição ocorreu no ano de 1955, durante o dia, criada por Dom José Joaquim, com um trajeto diferente: passava pela Vila Rubim, Ponte Florentino Avidos, São Torquato, Rodovia Carlos Lindenberg e subia até o Campinho do Convento.

No entanto, em 1958, após decisão do então Arcebispo de Vitória, Dom João Batista, a romaria passou a ter os 14km de extensão, com realização à noite, período que os homens não estavam trabalhando e podiam participar da programação, que ganhou grande proporção.