A Rota de Turismo Comunitário de São Benedito é um percurso rico em história e cultura, contadas pelos moradores e por painéis artísticos gigantes. Ela conta com paisagens deslumbrantes há cerca de 1 ano em Vitória.
Esse grande projeto que articula arte, cultura, envolvimento comunitário e desenvolvimento econômico recebeu projeção nacional ao vencer o Prêmio Tomie Ohtake de Arquitetura Akzonobel, na categoria profissional.
O processo de criação da Rota, os resultados no território e os atrativos do trajeto estão expostos na galeria do Instituto Tommie Ohtake, em São Paulo, e ficarão em cartaz até o dia 2 julho.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O roteiro da Rota de São Benedito tem mais de 1 quilômetro de extensão e leva ao Farol Morro Grande ou Farol de São Benedito, que fica a 208 metros de altitude, de onde se pode apreciar uma vista de 360º para a Grande Vitória.
Ciclistas, mochileiros, ambientalistas, universitários e pessoas interessadas na paisagem, na área verde e no Farol de São Benedito, já eram atraídos para o local antes mesmo de a rota ser criada.
De acordo com o secretário municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Diego Libardi, a prioridade é investir em projetos como esse.
“Identificamos a oportunidade de movimentar os pequenos negócios locais, potencializar o turismo e melhorar a vida dos moradores, que passam a ser vistos com a grandeza de suas histórias e feitos”, disse.
LEIA TAMBÉM: Dia Nacional da Adoção: entenda o processo para adotar filhos no Brasil
O projeto foi idealizado pelo Ateliê de Ideias, dentro do Projeto Economia do Bem, e desenvolvido com recursos da Prefeitura de Vitória, por meio do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.
A gestão dos recursos ficou a cargo da Gerência de Qualificação do Trabalhador da Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid).
“Onde muitas pessoas vêm lazer e turismo, nós vemos qualificação profissional, dinamização da economia local, sustentabilidade e aperfeiçoamento das relações de consumo. Estamos orgulhosos de ter investido nesse projeto e esperamos continuar fomentando iniciativas dessa natureza”, diz a gerente de Qualificação do Trabalhador da Semcid, Thalyta Coutinho.
A concepção dos murais, sinalização, mobiliário e do áudio tour foi desenvolvida pela Cidade Quintal, uma organização criada em 2016, voltada para o fortalecimento de comunidades e requalificação de espaços urbanos por meio da arte, do design e do urbanismo colaborativo.
LEIA TAMBÉM: Assista bate-papo sobre crítica, papel do escritor e outros assuntos no Vitrine Literária
Prêmio Tomie Ohtake de Arquitetura Akzonobel
De acordo com o Instituto Tomie Ohtake, o prêmio visa reconhecer formas inovadoras de pensar e construir o espaço social, que contribuam para a arquitetura nacional atual nos seus mais variados contextos.
“A Rota de São Benedito tem esse potencial. Ela partiu de uma demanda dos moradores para a transformação do território, foi uma construção gradual e contínua. É motivo de orgulho para nós, que somos uma pequena organização fora do eixo Rio-São Paulo”, explica Juliana Lisboa, diretora-executiva da Cidade Quintal.
Com a Rota de São Benedito, dois outros projetos também venceram na categoria profissional: Casarão 28, de Salvador (BA), e Centro de Referência Quebradeiras de Babaçu, do Povoado de Sumauma, em Vitória do Mearim (MA).
Os trabalhos vencedores e os selecionados nas categorias profissional e acadêmica, além das menções honrosas, compõem a exposição e o catálogo do Instituto Tomie Ohtake.
Serviço
Rota de São Benedito no 9º Prêmio Tomie Ohtake de Arquitetura Akzonobel
Período: visitação até o dia 2 de julho
Local: Av. Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros, em São Paulo (SP)
*Com informações da Prefeitura de Vitória.