O uso de sons para ajudar as pessoas a relaxarem e a se concentrarem em algumas atividades, como estudos e trabalho, tem viralizado nas redes sociais. Entre os sons mais utilizados estão os chamados “ruído branco” e “ruído marrom“.
Estudos apontam que o uso desses sons podem ser um aliado no tratamento de insônia e redução de estresse, por exemplo.
>> Entre no grupo de Saúde do Folha Vitória no WhatsApp e receba notícias gratuitas. Participe também do nosso canal no Telegram!
Pós PhD em neurociências, Fabiano de Abreu explica que o cérebro humano pode ser estimulado por diversos fatores e o som é um deles. O especialista lembra que vários estudos já se debruçaram sobre o tema e identificaram semelhanças entre os efeitos dos sons ao da meditação.
“Nossa sociedade em geral é cercada por ruídos, trânsito, músicas, microfones, etc. Tudo isso, comprovadamente estimula o estresse mental através de hormônios, como o cortisol. Eles podem prejudicar o foco e atenção. Por isso, em geral, eles são os mais estudados pela ciência, mas os sons também podem ser estudados para identificar seus efeitos e impactos positivos no cérebro“, explicou ao Folha Vitória.
LEIA TAMBÉM: Adoçante artificial não deve ser usado para tentar emagrecer ou evitar diabetes, diz OMS
Segundo Fabiano, determinados sons podem estimular certas ondas cerebrais ou até mesmo efeitos analgésicos no corpo. Ele alerta, no entanto, que, apesar de muitos sons serem utilizados em tratamentos ligados à saúde mental, eles não devem ser encarados como foco principal, mas, sim, como complemento.
“Quando se trata de terapias, eles devem ser usados com o auxílio de um especialista, principalmente para identificar que tipo de som será o indicado em cada caso“, disse.
Veja como utilizar os ruídos na sua rotina
O ruído branco, de acordo com pesquisas, ajuda a “bloquear” estímulos provocados por barulhos de carros, obras e até latidos de cachorros. Ele traz benefícios relacionamentos ao relaxamento do corpo e, principalmente, a manutenção do sono.
Já o ruído marrom pode trazer benefícios relacionados ao relaxamento e as distrações. Ele ainda pode ajudar na memória e, por isso, costuma ser recomendado para estudos e atividades que precisam de atenção.