Geral

Sábado marcado por mutirões de vacinação contra a febre amarela na Grande Vitória

Cariacica realizará outros dois mutirões, no domingo (19) e no sábado (25). Já em Vila Velha, a vacinação continua neste domingo (12) apenas no Ginásio Tartarugão

113 mil pessoas já foram imunizadas contra a febre amarela em Cariacica Foto: Breno Ribeiro

O sábado (11) foi movimentado nos mutirões de vacinação contra a febre amarela na Grande Vitória. Apesar da grande procura, os atendimentos nos locais de vacinação aconteceram sem tumulto. 

No município da Serra, em frente à Unidade de Saúde de Jacaraípe, uma grande fila se formou antes das 9 horas. Cerca de 20 mil doses foram distribuídas em sete unidades do município. O atendimento foi organizado por distribuição de senhas.

Em Vitória, a imunização foi concentrada em seis postos, onde as mais de 23 mil doses foram distribuídas até às 15 horas. Nestes locais, as pessoas com mais de 60 anos que precisaram de laudo médico para tomar a vacina puderam contar com equipes médicas que realizaram a avaliação e a emissão do documento para a imunização.

No município de Cariacica, o mutirão de vacinação contra a febre amarela aconteceu no estádio Kleber Andrade e 20 mil pessoas foram vacinadas. Seiscentos profissionais trabalharam na triagem, vacinação, organização e distribuição de senhas e segurança. Com este resultado, a cidade chegou ao número de 113 mil pessoas imunizadas. Além disso, a Semus começou esta semana a oferecer imunização em empresas com mais de 500 funcionários e que tenham estrutura de medicina do trabalho.

Um diferencial no mutirão realizado no Kleber Andrade foi o atendimento especializado para a terceira idade, com uma Clínica Médica para idosos que foi montada no local. Desta forma, as pessoas com mais de 60 anos que foram se vacinar e não possuíam laudo médico puderam providenciar o laudo e saber se estaria ou não apta ser imunizadas. A meta era a de vacinar dois mil idosos, no entanto, foram imunizadas 2,5 mil pessoas da terceira idade. Cariacica realizará outros dois mutirões, no domingo (19) e no sábado (25).

Já em Vila Velha, a fila só tinha do lado de dentro do local de vacinação. De acordo com a prefeitura, a meta é atingir 100% da cobertura vacinal até o final deste mês, imunizando cerca de 400 mil pessoas. Perto da metade da população do município já foi vacinada, seja nos mutirões, seja nas unidades de saúde, ou no Dia D Contra a Febre Amarela, realizada neste sábado (11) em todo o Estado. Já são 206.875 vacinados. A campanha de vacinação continua no município canela-verde neste domingo (12), apenas no Ginásio Tartarugão, das 8 às 16 horas. 

Para a próxima semana, o cronograma de vacinação voltará ao sistema de dias alternados entre as unidades de saúde. Segundas, quartas e sextas-feiras, a vacinação ocorre na Glória, Vila Nova, Ibes, Santa Rita, Paul, Jardim Marilândia, Ulysses Guimarães, Barramares. Nestes dias, as demais unidades de saúde trabalharão o atendimento a outras necessidades da população.

Nas terças e sextas-feiras, a vacinação contra a febre amarela está programada para as unidades de saúde de Araçás, Dom João Batista, Vila Garrido, São Torquato, Coqueiral de Itaparica, Vale Encantado e Barra do Jucu. Nestes dias, as unidades de saúde descritas no parágrafo anterior trabalharão o atendimento a outras necessidades da população.

A expectativa da prefeitura é vacinar cerca de 10 mil pessoas por dia durante a semana, entre os dias 13 e 17.