Geral

Sábado para contemplar lua cheia e eclipse lunar em parque de Vitória

Com entrada gratuita e sem necessidade de agendamento, o Parque da Fonte Grande ficará aberto até mais tarde para o projeto Lua Cheia

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória

Neste sábado (28), o Parque da Fonte Grande, no município de Vitória, ficará aberto até as 20h30 para mais uma exibição do projeto Lua Cheia. Além da ação, participantes poderão contemplar o eclipse lunar que acontecerá no mesmo dia. 

O projeto é gratuito e não necessita de agendamento prévio. Do alto de Vitória, no Mirante da Cidade, moradores e visitantes irão visualizar o eclipse na fase penumbral, além do satélite natural da Terra em sua fase mais completa, com início às 17h. 

Em caso de tempo muito nublado ou chuvas, o evento será cancelado devido à impossibilidade de visualização do céu. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Como chegar ao Mirante? 

Para ir até o Mirante da Cidade, o público pode entrar pela Rodovia Serafim Derenzi, no bairro Grande Vitória. A subida pode ser realizada de carro, moto ou bicicleta, pela via interna do parque, também conhecida como estrada Tião Sá, até o estacionamento do local.

“A cada novo início de lua cheia, o evento ganha mais contempladores, que sobem o Parque da Fonte Grande para visualizar a linda Capital. E a visualização dessa fase da lua possibilita ver alguns dos marcos visuais mais bonitos da cidade, como a Pedra dos Olhos e a Baía de Vitória”, afirmou Tarcísio Föeger, secretário municipal de Meio Ambiente. 

Ainda segundo Tarcísio, o evento conta com a vigilância motorizada do parque da Fonte Grande, além do reforço da segurança feito pela Guarda Civil Municipal. 

Saiba quando ocorre uma Lua Cheia

 A Lua Cheia é a fase em que o astro aparece todo iluminado, devido a posição em que se encontra em relação ao Sol. 

Durante esta fase, a Terra se encontra alinhada entre o Sol e a Lua. 

Saiba quando ocorre um Eclipse Lunar

Ao contrário do recente Eclipse Solar, o fenômeno lunar acontece quando a Lua entra na sombra da Terra. 

Entre os tipos de sombra, pode-se citar a umbra, a qual se refere à sombra escura,  sem nenhuma luminosidade do Sol. Há também a penumbra, quando a sombra, dessa vez mais clara, ainda recebe luminosidade do Sol.

Quando ocorre o fenômeno em que a Lua entra na região de sombra mais clara da Terra, temos o eclipse penumbral. Quando a Lua entra na região de sombra mais escura da Terra, temos o eclipse parcial. 

Já quando a Lua está completamente imersa na região de sombra mais escura da Terra, temos o eclipse total. Neste sábado, participantes do projeto poderão contemplar o Eclipse Penumbral da Lua. 

LEIA TAMBÉM: Municípios capixabas têm 678 pessoas com mais de 100 anos