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Sai a empregabilidade, entra a trabalhabilidade

Novo conceito que é visto como o futuro do mercado impõe desafios e inspira inovações na formação profissional

Autoatendimento, compras online, carros automáticos, bilhetes eletrônicos… Em meio a uma sociedade em que cada semana nos reserva uma novidade, é cada vez mais comum ouvirmos previsões sobre a imprevisibilidade do mercado de trabalho no futuro. Um exemplo vem da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que estima que 65% das crianças irão trabalhar em funções que não existem hoje.

Foto: Divulgação/ Católica de Vitória

Nesse cenário, surgiu um novo conceito que resume os objetivos dos jovens que entram no mercado: a trabalhabilidade. Seu nome faz um paralelo direto com o termo empregabilidade. Na empregabilidade o objetivo profissional é ter um currículo atrativo para alcançar um emprego estável em empresas tradicionais, cenário que vai ficando cada vez mais distante do mercado no futuro.

Foto: Divulgação/ Católica de Vitória

Já na trabalhabilidade, o objetivo do profissional é desenvolver suas próprias habilidades para estar apto a ser o protagonista da sua carreira, estando atento às oportunidades e experiências do caminho.

TRABALHO X EMPREGO 

A comparação entre empregabilidade e trabalhabilidade coloca em evidência a diferença entre trabalho e emprego, que se misturavam nas antigas gerações. Nem sempre o potencial de estar empregado e de estar trabalhando andam lado a lado. Em economias com retração na quantidade de empregos formais, por exemplo, o empreendedorismo é sempre uma excelente opção para se trabalhar e ganhar dinheiro sem ter um emprego.

E é justamente de conceitos como empreendedorismo e das dinâmicas de startups, como o foco em desenvolver competências e soluções específicas para necessidades do mercado, que os jovens da geração da trabalhabilidade buscam inspiração para sua formação, conforme veremos mais à frente.

A trabalhabilidade, porém, não é só um movimento que parte dos profissionais. Empresas atentas às mesmas dinâmicas já se antecipam e preferem fazer contratos mais flexíveis de curto e médio prazo por projeto, ao invés de oferecer um emprego a perder de vista.

Foto: Divulgação/ Católica de Vitória

DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL 

Em um mercado em constante mudança, onde mais da metade das ocupações no futuro sequer existem hoje (voltando à previsão da OCDE), como preparar um profissional para ter alta trabalhabilidade?

Para responder a essa pergunta, algumas instituições de Ensino Superior saíram na frente e incorporaram a dinâmica de formação de habilidades e desafios de mercado na sala de aula. Quem já segue esse modelo no Espírito Santo é o Centro Universitário Católica de Vitória.

“Para se destacar no mercado é preciso inovar, pensar diferente, e para isso a gente também precisa inovar na forma como ensinamos”, comenta Cledson Rodrigues, reitor da instituição. O aluno se deparar com ambiente e desafios reais que existem no mercado. O objetivo é fazer com que o aluno aprenda teoria e prática simultaneamente com vivência do dia a dia da profissão.

Foto: Divulgação/ Católica de Vitória

Além de obter um aprendizado mais efetivo com a prática real do que se aprende, o modelo de desafios estimula o aluno a avaliar problemas e buscar soluções que ainda não existem, criando habilidades que são críticas para a trabalhabilidade como pensamento crítico, pesquisa constante, criatividade e resolução de problemas complexos.

A metodologia apresenta excelentes resultados em países como Alemanha, Reino Unido, Finlândia e Dinamarca. E para Carlena Pupa, aluna de Nutrição da Católica de Vitória, é fácil entender o porquê. “Na nova metodologia, a gente é protagonista das nossas experiências ainda na graduação, então quando a gente se forma já sai daqui bem mais preparado para o mercado de trabalho.”

Para conhecer a metodologia de perto, basta acessar o site da instituição em ucv.edu.br/vest, em que você também pode agendar sua prova para o Vest 2020.

CATÓLICA DE VITÓRIA – CENTRO UNIVERSITÁRIO 

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