Geral

Saiba a importância de se preparar para situações de perda e luto

Uma das orientações é contar com um plano funerário, como os oferecidos pelo Grupo Primícias, o maior do setor de assistência ao luto no Espírito Santo.

A morte faz parte do ciclo da vida, mas o assunto ainda é um tabu para a sociedade ocidental. Muitos brasileiros, por exemplo, vivem como se ela não fosse acontecer e evitam falar sobre o tema. É importante, no entanto, se preparar para a perda de um ente querido.

Segundo Daniela Reis e Silva, doutora em Psicologia Clínica, especialista em traumas e luto e diretora do Instituto Acalanto, é preciso que as pessoas conversem abertamente sobre a morte, sem evitar metáforas. “Perder alguém é algo muito complexo e desencadeia uma gama de emoções, mas é preciso lidar com essa realidade também no aspecto concreto e objetivo, mantendo a sensibilidade que o tema requer”, afirma.

Além de falar sobre o assunto, é necessário também cuidar da parte burocrática envolvida na morte de um ente querido. “Se a família tiver a oportunidade, é importante que ela se prepare para esse momento. Planejar não é ‘agourar’, não é ‘trazer a morte para perto’. A possibilidade de ter assistência em momentos de imprevisibilidade e com quem contar pode fazer diferença no luto de uma família. O cuidado com os rituais de despedida é uma forma de dar apoio aos enlutados”, explica a especialista.

Para auxiliar no luto, é importante também que a despedida seja uma forma de homenagear a história do ente querido. “Serão os últimos momentos vividos com aquela pessoa que deixou lembranças e ensinamentos. E eles podem ser mais leves para suavizar a dor de familiares e amigos”, afirma Christian Marcos Pereira, diretor estratégico do grupo Primícias, o maior do setor de assistência ao luto no Espírito Santo.

Foto: Divulgação / Grupo Primícias
Memorial House – Grupo Primícias

O grupo disponibiliza planos funerários que incluem serviços como orientação para emissão de certidões e documentos, escolha da urna (caixão) e de flores, preparo do corpo, traslado e homenagens durante a cerimônia póstuma, além de parceria com cemitérios particulares para o sepultamento. Também oferece um local para a despedida de amigos e familiares: o Primícias Memorial House, em Vitória, com salas e ambientes intimistas climatizados, jardim e estacionamento privativo.

A cobertura dos serviços varia de acordo com o plano escolhido ou o serviço contratado. Os valores dos planos se iniciam em R$ 19,90 e vão até R$ 120,00 mensais. Os atendimentos particulares são orçados de acordo com o desejo da família. Mais informações pelos telefones (27) 3229-8812 / 99869-7731 ou no site www.grupoprimicias.com.br.

Foto: Divulgação / Grupo Primícias
Memorial House – Grupo Primícias

História

O Grupo Primícias foi criado em outubro de 2001 com o propósito de oferecer às famílias apoio e conforto em um momento difícil e doloroso como o da morte de um ente querido. A ideia para o projeto nasceu depois que um dos fundadores perdeu a mãe e se sentiu desamparado e sem conhecimento sobre os procedimentos póstumos necessários.