Geral

Saiba como a prova do Vestibular pode falar mais sobre você

Na FUCAPE Business School, escola de negócios localizada em Vitória (ES), o vestibular adquiriu novos moldes e passou a ser uma ferramenta para conhecimento de seus alunos

A prova de vestibular é um grande dilema vivido pelos estudantes. Por meio da avaliação, o aluno é avaliado se está apto ou não para ingressar no curso para o qual se candidatou e tudo depende da chamada “nota de corte” em relação aos demais concorrentes. Ou seja, é necessário ir muito bem na prova para garantir a vaga na faculdade almejada.

Essa importante experiência vivida por grande parte dos estudantes avalia o grau de conhecimento adquirido pelas disciplinas cursadas no ensino médio. Mas, será que essa avaliação pode dizer mais sobre o aluno do que apenas caracterizá-lo como “aprovado” ou “reprovado”?

Na FUCAPE Business School, escola de negócios localizada em Vitória (ES), o vestibular adquiriu novos moldes e passou a ser uma ferramenta para conhecimento de seus alunos. 

A coordenadora de graduação da FUCAPE, a economista Arilda Teixeira explica que “com a mudança, o velho vestibular deixa de ser um exame meramente classificatório para se transformar em uma poderosa ferramenta de diagnóstico. Assim, o teste passa a priorizar a identificação nos candidatos das habilidades cognitivas já dominadas, essenciais à área de negócios. A prova passa a ter como foco principal as disciplinas de português e matemática, formulada com 21 questões de cada. Além delas, literatura brasileira, história, geografia e língua estrangeira, totalizando 60 questões”.

A coordenadora explica ainda que “o objetivo da mudança é transformar a prova de vestibular em um instrumento que possibilite identificar em quais aspectos dessas duas principais disciplinas o aluno precisa melhorar, para que o aproveitamento do curso, de acordo com seu objetivo de vida, seja o melhor possível”.

Dessa forma, o estudante recebe após a prova, além do resultado de aprovação ou reprovação, uma análise sobre seu nível de conhecimento em português e matemática, disciplinas base para a construção da carreira na área de negócios. 

Essa nova modalidade engloba o projeto chamado DHI – Desenvolvimento Humano Integral, da faculdade FUCAPE. O cofundador da FUCAPE Aridelmo Teixeira explica que “o DHI é um programa inovador e revolucionário porque envolve o aluno em uma atmosfera de busca de um objetivo definido e também da construção de seu sonho, materializado em seu Projeto de Vida. Mudanças podem acontecer no caminho, mas, constantemente, ele será amparado para que seus objetivos sejam alcançados, tanto em âmbito profissional quanto pessoal”. Na FUCAPE, todos os alunos de graduação recebem o assessoramento da equipe do DHI, composta por professores e psicólogos. 

Além do vestibular diagnóstico, o DHI envolve a aplicação de uma avaliação psicológica, de alta eficiência comprovada, com uma equipe de psicólogos, que terá como objetivo traçar o perfil comportamental do aluno e diagnosticar suas potencialidades e desafios, e a construção de seu Projeto de Vida, que será um norteador de todas as ações que serão tomadas em relação aos seus estudos e áreas que deverão ter mais ou menos atenção durante o curso.

“O principal objetivo do DHI é proporcionar ao aluno o máximo aproveitamento de sua carreira acadêmica, fazendo com que ele se sinta cada vez mais motivado a alcançar seus objetivos, além de poder ser visto de forma diferenciada no mercado de trabalho”, salienta Aridelmo Teixeira.

Para conhecer um pouco mais do DHI e de toda a grade educacional da FUCAPE, acesse www.fucape.br. Mais informações também  podem ser obtidas pelo telefone 27 4009-4425.