A participação do morador de Vitória é fundamental na luta contra o Aedes aegypti, o transmissor de três doenças graves: zika, dengue e chikungunya. Como o mosquito tem hábitos domésticos e se prolifera, na maioria das vezes, dentro das residências, os moradores também podem ajudar na prevenção dessas coenças.
Confira o checklist de orientação!
Basta adotar hábitos dentro de casa, como desentupir as calhas, tampar caixas d’água, telar ralos e secar os vasinhos de plantas.
Todos devem fazer o checklist de sua casa e verificar os possíveis criadouros para eliminá-los. “O trabalho da PMV em terrenos públicos e terrenos baldios com o fumacê vai continuar, mas o ponto frágil da transmissão da doença é a larva. Cerca de 70% dos focos está nas residências e no local de trabalho”, explicou o prefeito Luciano Rezende.
Os principais criadouros do Aedes aegypti são vasos de planta e pratinhos que ficam sob os vasos para recolher a água; depósitos de água para consumo humano; pneus, câmaras de ar, entulhos, sucatas deixadas a céu aberto; calhas, ralos e floreiras de cemitérios; e, em menor proporção, depósitos naturais, como bromélias, oco de árvores e buracos em rochas.