O Fies (Fundo de Fundo de Financiamento Estudantil) é o programa do Ministério da Educação (MEC) que financia cursos superiores não gratuitos. A partir da divulgação do resultado do Enem nesta quarta-feira (18) – confira o seu aqui – os interessados em ingressar numa faculdade privada com recursos do fundo devem ficar atentos à data de inscrição e também aos requisitos para participar do programa do do governo federal.
Pode se inscrever às vagas o estudante que tenha participado do Enem e obtido média igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos (R$ 2.811,00). As inscrições terão início no dia 6 de fevereiro e seguem até o dia 9 de fevereiro, por meio do site www.sisfiesportal.mec.gov.br .
A taxa de juros do financiamento governamental é de 6,5% ao ano. Já o percentual do abatimento do preço das mensalidades é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante, que só começa a pagar a dívida após a formatura.
Não podem se inscrever estudantes que tenham sido pré–selecionado no processo conduzido pelo MEC; cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição; que já tenha sido beneficiado com financiamento do Fies; esteja inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/Creduc); beneficiário de bolsa integral do ProUni; beneficiário de bolsa parcial do ProUni em curso ou IES distintos da inscrição no Fies; que tenha participado do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas inferior a 450 pontos e/ou nota na redação igual a 0; cuja renda familiar mensal bruta per capita seja superior a três salários mínimos.
Para contratação do financiamento é exigida a apresentação de dois fiadores (pessoas cuja renda seja igual ao dobro do valor da mensalidade paga pelo estudante, que não podem ser cônjuge ou companheiro (a) do estudante, estudante beneficiário do PEC/Creduc, cidadão estrangeiro e estudante que possua contrato com o Fies vigente).
Todavia, ficam dispensados da exigência de fiador os alunos bolsistas parciais do ProUni, os alunos matriculados em cursos de licenciatura e os alunos que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.
No primeiro acesso ao portal do Fies, o estudante informará seu número de CPF, data de nascimento, endereço de e-mail válido e cadastrará uma senha que será utilizada sempre que acessar o Sistema. Após informar os dados solicitados, o estudante receberá uma mensagem no endereço de e-mail informado para validação do cadastro. A partir daí, o estudante acessará o Fies Seleção e fará sua inscrição informando seus dados pessoais, do seu curso e instituição.
O estudante pré–selecionado deverá acessar o SisFIES e efetivar sua inscrição, em até cinco dias corridos a contar da divulgação de sua pré–seleção, informando os dados de financiamento a ser contratado.
Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em até dez dias contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da inscrição. A CPSA é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.
Depois da validação das informações, o estudante, e se for o caso, seus fiadores deverão comparecer a um agente financeiro do Fies em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.
No ato da inscrição no SisFIES, o estudante escolherá a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência, sendo o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal os atuais agentes financeiros do programa.