Geral

Saiba como evitar acidentes com a rede elétrica

O contato com cabos de alta-tensão pode causar queimaduras e até óbitos. A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, orienta quais são os cuidados necessários para evitar acidentes.

Os cabos da rede elétrica levam a energia às casas, ao comércio e à indústria para iluminar ambientes e executar tantas outras atividades. A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, no entanto, alerta que é imprescindível manter a devida distância deles, já que o contato com os mesmos pode trazer sérios problemas para a população, como queimaduras e acidentes. 30% deles, inclusive, são fatais. Por isso, a concessionária orienta sobre os cuidados necessários para evitar acidentes.

A cautela com os fios da rede elétrica deve começar ao construir uma casa. Segundo Lino Pedroni, gestor executivo de Operação e Serviços da EDP, uma das ocorrências mais comuns e perigosas durante obras é quando ferragens e ferramentas encostam na rede de energia, principalmente se os funcionários estão trabalhando em andaimes ou andares superiores dos imóveis. “Não se deve, sob nenhuma hipótese, fazer edificações perto dos fios, nem ficar tão próximo a eles no momento de reformas ou manutenções. Mesmo uma simples obra no telhado ou uma pintura de fachada pode causar incidentes”, afirma.

Foto: Divulgação/EDP

A orientação da EDP é que, durante a obra, os andaimes estejam a uma distância segura dos fios da rede. Atenção redobrada também com materiais metálicos como barras de ferro, réguas de alumínio, arames e calhas. Na fase de acabamento, é preciso muito zelo ainda para que os bastões de rolos de pinturas não encostem na rede elétrica.

Com a obra finalizada e a casa pronta para receber ligações elétricas, é fundamental ter responsabilidade na hora de instalar antenas para TV aberta ou a cabo, por exemplo. Mais uma vez deve ser observada uma distância segura dos cabos. Isso evita que, em caso de quedas, as antenas entrem em contato com a rede elétrica.

É preciso ficar atento também para as brincadeiras das crianças. Durante o período de férias, principalmente, é comum que elas soltem pipas. A orientação da EDP é que o lazer seja realizado em locais abertos, longe de cabos de alta-tensão. Em contato com a rede elétrica, a pipa pode causar acidentes e prejuízos para a população. Entre janeiro e junho de 2019, por exemplo, a concessionária registrou 396 ocorrências de pipas na rede elétrica em área de concessão, o que fez com que mais de 80 mil clientes ficassem sem energia em algum momento.

Foto: Divulgação/EDP

“Para conscientizar a população e alertar crianças e adultos sobre como reduzir os riscos na hora de brincar, realizamos palestras e ações de conscientização, durante todo o ano, com as comunidades dos municípios onde a concessionária atua, principalmente em escolas e áreas com altos índices de ocorrências com a causa pipas”, ressalta o gestor da EDP, Lino Pedroni.

Entre as orientações dadas pela distribuidora estão: nunca soltar pipas com linhas metalizadas ou com cerol de pó metálico, já que o metal conduz eletricidade, o que pode causar acidentes; não tentar retirar a pipa se a mesma ficar presa nos fios; e recolher a pipa imediatamente em casos de relâmpago, entre outras dicas.

A população também deve ter cuidados em relação a fios e cabos pendurados na rua ou caídos no chão. Não se deve jamais tocar neles ou em árvores, objetos ou até mesmo pessoas em contato com eles. “Se um cabo cair em cima do seu carro e você estiver fora do veículo, não toque na lataria e afaste outras pessoas do local”, aconselha Lino Pedroni.

Foto: Divulgação/EDP

O gestor também alerta sobre ligações clandestinas, ou seja, intervenções não autorizadas e feitas por terceiros, que podem causar prejuízos a residências e vias públicas.

“A intervenção irregular na rede de energia pode ocasionar curto-circuito e, consequentemente, provocar a queima de aparelhos elétricos, falta de luz nas residências, e até mesmo óbitos. Além disso, a ligação clandestina é crime e o proprietário do imóvel pode ser preso”, ressalta.

Para mais informações sobre segurança, acesse edp.com.br/seguranca. Em casos de anomalias ou situação de risco com a rede elétrica, basta entrar em contato com a EDP por meio de canais de atendimento gratuitos e que funcionam 24 horas ou comparecer às agências de atendimento.

EDP – Canais de atendimento

Site: www.edponline.com.br

Aplicativo: EDP Online

Telefone: 0800 721 0707

Agências de Atendimento presenciais