
Para muitas pessoas, o momento de arrumar as malas é considerado desesperador, são muitas coisas para pensar, itens que não podem ser esquecidos e os quilos que não podem exceder.
Segundo a Consultora de Imagem e Estilo, Ana Cláudia Mota, este pode ser um momento prazeroso e leve, se você fizer uso de um planejamento estratégico. “Através das 9 dicas, eu vou te ajudar a fazer uma mala versátil, coordenada, organizada e inteligente, para que você carregue menos peso e seja objetiva na escolha das peças, tornando este momento muito prazeroso e livre de estresse”.
1 – Planeje sua mala com uma semana de antecedência.
A viagem começa com o planejamento e tudo o que é planejado, sai bem melhor no final. Por isso, comece a sua mala com, no mínimo, uma semana de antecedência para você ter tempo de comprar algum item esquecido e evitar a correria dos dias que antecedem a viagem.
2 – Faça uma pesquisa em redes sociais para ver como as pessoas se vestem no local.
Para já entrar no clima da viagem e ter certeza da temperatura e sensação térmica, é interessante fazer pesquisas nas redes sociais, buscando pelas hashtags do local e entendendo como as pessoas se vestem para cada momento. Com isso, a pessoa já passa a viver a viagem.
3 – Faça a matemática das roupas.
A matemática das roupas, esta é a melhor forma de selecionar o que realmente precisa entrar na mala e funciona assim: você irá dividir os dias da viagem por dois. Por exemplo, se a sua viagem é de 10 dias, divida o 10 por 2, e temos como resultado o 5. Cinco serão as partes de baixo que você vai escolher para entrar na mala, entre elas, calças, saias, shorts ou vestido. E, para cada parte de baixo, você pode selecionar duas partes de cima – ou até 3 -, entre elas, blusas, camisas, t-shirts.
4 – Selecione cores harmônicas entre si.
É interessante escolher até quatro cores harmônicas para colocar dentro da mala, dessa forma, todas as peças podem coordenar entre si e você terá muitas opções de looks.
5 – Fotografe os looks selecionados, isso irá poupar o seu tempo.
Peças selecionadas, agora é a hora de fotografar. Vista as peças escolhidas, veja o caimento e se está tudo certo, escolha os acessórios e fotografe. Guarde a foto em uma pastinha de fácil acesso para poder visualizá-la durante a viagem.
Essa etapa, sem dúvidas, irá poupar o seu tempo durante a viagem, pois você não vai precisar quebrar a cabeça na hora de escolher o look, eles estarão disponíveis no seu rolo de câmera, basta selecionar e reproduzi-lo.
6 – Deixe de lado os sapatos desconfortáveis ou nunca usados.
Sapatos desconfortáveis não podem entrar na mala, eles podem estragar o seu bom humor durante a viagem. Já os sapatos novos precisam passar por um test drive e só entram se forem aprovados pelos seus pés. Para uma viagem de 10 dias, leve apenas um salto, uma rasteira, um tênis e um chinelo.
7 – Substituta os produtos grandes pelos kits de viagem.
Você que ama levar seu shampoo, condicionador, sabonete, hidratante, e por aí vai, pode substituir as grandes embalagens, que ocupam muito espaço e são muito pesados, pelos kits de viagem, que são pequenos e carregam a quantidade necessária do produto que você usa.
8 – Arrume sua mala de forma inteligente.
As roupas devem ser colocadas esticadas dentro da mala, dobre o menos possível, evitando amassá-las. Elas devem ser as primeiras a entra na mala. Além disso, você pode aproveitar o espaço dentro do tênis para guardar meias ou outro objeto escolhido. Os acessórios, sapatos, bonés, necessaries e kit de viagem devem ser colocados por último.
9 – O que levar na mala de mão?
Na mala de mão você deve levar as bolsas, joias, carregadores e, principalmente, uma peça de roupa, pois, em caso de imprevisto, você já está garantido com essa roupa extra.