Geral

Saiba como proceder em situações de engasgue de crianças

Tenente Coronel Wagner esteve no Fala ES desta sexta (17) e ensinou a manobra de Heimlich

Foto: Reprodução / TV Vitória

É comum ocorrer engasgos em crianças, já que elas estão aprendendo a engolir. Um caso destes deixou muita gente impressionada nesta quinta (16). Uma criança foi salva por PMs em São Paulo após engasgar com leite materno.

Os policiais aplicaram uma técnica muito conhecida para salvar o pequeno: a manobra de Heimlich. Em entrevista ao Fala ES, o tenente-coronel Wagner, do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, ensinou a fazer a manobra.

Sentado, coloque o bebê de bruços em seu braço, segure a cabeça com o dedo indicador e o médio para não obstruir a passagem, e dê cinco tapinhas nas costas. Depois, com cuidado vire a criança, coloque-a em seu outro braço e, com dois dedos, aperte entre os mamilos cinco vezes.

Caso o objeto seja sólido, você não pode colocar seu dedo no fundo da boca da criança, porque há o risco de empurrar o objeto mais fundo. Veja o vídeo abaixo com a demonstração.

Salvamentos

O Corpo de Bombeiros do Espírito Santo possui uma cartilha com dicas importantes para salvar vidas de crianças. Chamada de “Mãe prevenida vale uma vida”, ela possui uma versão física e uma on-line. A cartilha informa como cuidar de crianças em situações de engasgo, além de informar sobre primeiros socorros quando houver queimaduras, intoxicações, fraturas, e mais.

Para obter a versão on-line da cartilha, salve o número (27) 99664-9716 e mande um “olá”. Você também receberá dicas de prevenção.