Geral

Saiba como proteger o seu pet do barulho dos fogos no Ano Novo

Veterinária dá orientações do que fazer para garantir a saúde e bem-estar dos pets com os barulhos dos fogos no Réveillon

Foto: Divulgação/Pixabay

Os fogos de artifício com cores e luzes são uma grande atração comum nas festas de Ano Novo, celebração realizada nesta terça-feira (31). Mas, ao mesmo tempo, os artefatos pirotécnicos possuem ruídos altos, que geram incômodo e trazem preocupação para os tutores de pets. 

Os incômodos representam um perigo à saúde dos animais: podem gerar efeitos como fugas, atropelamentos e convulsões. Até mesmo doenças cardíacas a longo prazo. 

Um dos exemplos foi registrado na quarta-feira (25), quando o cachorro da cantora Anitta foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros após fugir de casa. Segundo a artista, ele se assustou com fogos e cavou um buraco do qual não conseguia sair.

LEIA TAMBÉM:

>> Capitania dos Portos do ES vistoria balsas com fogos para Réveillon

>> Orla de Cariacica tem o trânsito interditado até segunda; veja rotas

>> Saiba como fica o tempo no ES no último fim de semana do ano

Quem conhece o medo de perto é a bombeira militar Bianca Passon, tutora das cadelinhas Zara e Pretinha. Ela as considera parte da família e, por isso, possui um cuidado extremo durante a noite do réveillon. 

“É um ano bacana, de renovação, um ciclo que se encerra e outro que se inicia. Mas a gente fica tenso, não apenas pelos nossos bichinhos, mas por outros que também acabam ficando com bastante medo dos fogos”, destaca Bianca. 

Cuidados devem ser redobrados por conta da audição

Segundo a veterinária Vânia Carvalho, por terem a audição mais potente do que a dos humanos, os cães e também os gatos são muito sensíveis aos ruídos dos fogos de artifício. Isso pode trazer consequências.

Os animais, como possuem uma audição mais aguda do que os humanos, os ruídos dos fogos de artifício geram um barulho muito avassalador para eles“, narra. 

Ela também destaca que alguns animais costumam fugir e nunca mais voltar. Outros acabam atropelados e, dependendo da idade e da raça, eles podem ter até um ataque cardíaco.

Pensando nesses momentos, a especialista dá algumas dicas voltadas para amenizar o incômodo dos animais diante dos barulhos intensos. 

Algumas medidas que podemos adotar são fechar as portas e janelas, se o animal for mais medroso, devemos ficar ao lado dele. Além disso, para gatos, é bom deixá-lo no esconderijo“, narra a especialista. 

Confira as principais dicas para acalmar o pet

1 – Prepare um ambiente aconchegante e silencioso
2 – Deixe os pets em companhia
3 – Tire o foco do animal dos fogos de artifício  

*Com informações do repórter Alex Pandini da TV Vitória/Record.