Geral

Saiba como são as tradições de réveillon em outros lugares do mundo

Mergulhos na água fria, usar roupa vermelha e comer uvas são algumas das ações feitas ao redor do globo. O Folha Vitória listou algumas superstições

Foto: Pixabay

Muitos brasileiros possuem tradições para dizer “adeus ao ano velho” e “olá ao ano novo”. Entre elas estão: vestir branco, pular sete ondas, até mesmo comer 12 uvas e guardar os caroços dentro da carteira durante o ano para atrair sorte. 

As tradições possuem seus significados próprios e buscam trazer muitas ações para o ano que começa, como por exemplo: paz, amor, prosperidade e dinheiro. 

Cercada de simbolismos, a data é comemorada de diferentes maneiras ao redor do globo. Dessa forma, superstições cercam as celebrações do ano novo, desde beijos à meia noite até mergulhos na água gelada. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Em entrevista ao Folha Vitória, o chef italiano Francesco Zucchi, no seu país de origem, a maioria das pessoas veste um item na cor vermelha e algo novo na virada do ano. “Além disso, a gente também costuma dizer que: ‘o que você faz no ano novo você vai fazer no resto do ano'”, afirma. 

Caso as simpatias brasileiras não estejam funcionando com você, confira tradições e simpatias de países ao redor do mundo. 

Veja a lista: 

Itália

Além de algo vermelho, é comum comer alimentos redondos, pois eles irão atrair atrai prosperidade. O prato típico que se come à meia-noite é o “cotechino y lenticchie” (um tipo de linguiça com lentilhas), traz muita sorte pelo formato de moeda. 

Holanda

O país é cercado de canais, praias e lagos, por isso, é costume que os holandeses realizem o famoso mergulho de ano novo, ou “Nieuwjaarsduik”. O mais famoso é em Scheveningen, em Haia, onde milhares de corajosos pagam inscrição para se jogar na água gelada.

Além disso, em Amsterdã, que é a capital do país, o uso de fogos de artifício é proibido durante o ano inteiro, apenas o permitem no dia 31, justamente como comemoração do réveillon.

Espanha

No país europeu é tradição comer 12 uvas durante as 12 badaladas, cada uma delas representando os meses do próximo ano. O ritual é feito por tanta gente que até os mercados já deixam caixinhas com as uvas preparadas para comer.

Estados Unidos 

Nos Estados Unidos, é tradição dar um “beijo de meia-noite” no parceiro da virada do ano. A ação promete ser um sinal de muito amor e saúde para o ano inteiro. A tradição vem de antigos festivais romanos de “Saturnalia”, em que pessoas se beijavam para celebrar o ano novo. 

Colômbia

No país da América do Sul é tradição correr ao redor do quarteirão com uma mala. Segundo os colombianos, a ação traz várias oportunidades de viagem no próximo ano. 

Dinamarca 

Pouco antes da meia-noite as pessoas devem subir numa cadeira ou em algum lugar mais alto e à meia-noite devem pular para o chão. A ação simboliza a entrada no novo ano. 

*Com informações do Portal R7 

LEIA TAMBÉM: Réveillon 2023: qual cor de roupa usar na virada? Márcia Sensitiva fala