Geral

Dicas de como se preparar para os concursos da PM e dos Bombeiros

Diretor de cursinho dá dicas e explica o que é fundamental durante a preparação para as provas

Foto: Divulgação / Pexel
Foto: Divulgação / Pexel
Dedicação  e foco são essenciais para o sucesso dos concurseiros

Após a divulgação do concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, os candidatos já estão se preparando para competir por uma das 417 vagas disponíveis. Em apenas uma semana, mais de 31 mil candidatos se inscreveram para os concursos.

Mas o que é preciso para garantir uma das vagas? Será que existe uma fórmula específica para conseguir passar em um concurso? 

O diretor do cursinho preparatório França Junior, Luiz França Junior, explica que não existe mágica, mas que é possível seguir um planejamento para conquistar a sonhada vaga. “Não tem segredo. Disciplina, dedicação, concentração e foco são os elementos essenciais para quem estuda para concurso público. O que é focar no objetivo principal, que é passar na prova”, afirma França.

Após traçar o objetivo e planejar a rotina, é hora de começar a estudar. “O primeiro objetivo que a pessoa tem que colocar em mente é focar exclusivamente nos estudos. O candidato que enfrenta uma prova de concurso público deve estudar, no mínimo, duas horas por dia”, explica França.

O diretor também fala sobre o mito que os candidatos criam sobre a desvantagem de competir contra pessoas que estudam há mais tempo para concursos. Ele explica que os candidatos que começaram a estudar após a divulgação do edital e os que já se preparavam, têm as mesmas chances. “O sucesso depende do foco e dedicação da pessoa, se começar a estudar agora, consegue obter êxito e competir com quem já ta a muito tempo se preparando. O concurseiro que estuda há muito tempo muitas vezes não sabe que prova vai fazer. A pessoa que decidiu fazer a prova da PM ou dos Bombeiros já tá focada nisso, já sabe exatamente o que estudar”, completa.

Além das provas teóricas, os concursos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros também exigem preparo físico dos candidatos, já que a segunda etapa da seleção consiste em provas físicas e tem caráter eliminatório. 

França conta que a preparação para a parte física não deve ser deixada para última hora e precisa ser levada a sério, já que ela também é decisiva. “Conheço candidatos que passaram na prova teórica mas foram reprovados na prova física. Pra quem tem dificuldade para se exercitar, ou é sedentário, deve procurar se preparar agora também, fazendo caminhada, flexão e barra, principalmente. Mas antes de começar qualquer tipo de exercício, o candidato precisa procurar uma orientação médica para saber se está apto para fazer os exercícios”.

Sobre a dúvida que muitos candidatos têm sobre estudar em casa ou procurar um cursinho presencial, França acredita que a segunda opção é mais segura. “Na minha opinião é fundamental o aluno ter um direcionamento com profissionais em cursos preparatórios. Esse direcionamento efetivamente traz um resultado positivo. Quem estuda sozinho tem um grande problema que é a perda de tempo na hora de procurar e estudar o conteúdo”.

O diretor do cursinho também conta que um dos principais desafios de quem vai fazer a prova é conseguir controlar o psicológico. “O candidato deve tirar de si a responsabilidade e a obrigatoriedade de ter que passar de qualquer forma, isso é um peso muito grande que o aluno carrega consigo. Ele deve ter em mente que se preparou dentro do possível e vai fazer a prova de forma tranquila, como se fosse fazer um dos muitos exercícios que fez em casa”, explica.

Confira as dicas e prepare-se para as provas:

 – Estude e resolva o máximo de exercícios das provas anteriores aplicadas pela Banca Examinadora do concurso;

– No dia anterior à prova,  opte por uma alimentação leve e balanceada;

– No dia da prova, saia de casa com um antecedência de 3h para o início da prova. Isso evita estresse por possíveis atrasos;

– Faça primeiro as questões mais fáceis e resolva as difíceis no final. Começar pelas fáceis aumenta a confiança do candidato para resolver as que julga mais complicadas;