Todo final de ano é a mesma coisa. As pessoas fazem promessas para o ano que vai começar e, muitas vezes, acabam por não completar a meta até o próximo ano.
Uma boa forma para não se perder é anotar tudo em um papel, segundo a psicóloga e psicanalista Cássia Rodrigues. “Pense em todos os aspectos da sua vida: profissional, familiar, pessoal, espiritual, saúde… A primeira dica é selecionar apenas uma ou duas mudanças concretas para cada uma dessas áreas”.
Mas não adianta fazer promessas impossíveis. “É fundamental que as metas traçadas sejam possíveis de serem conquistadas durante o ano, para que isso não gere frustração”, afirma Cássia.
A segunda dica é se programar para fazer coisas que te levem para aquele objetivo. “Se o seu objetivo é perder peso, por exemplo, precisa anotar o que precisa ser feito para chegar lá, como atividade física e melhorar a alimentação”. Organização também é um aspecto fundamental. “Estabeleça um cronograma semanal e mensal de atividades”, acrescentou.
A última dica de Cássia diz respeito à organização. Segundo a especialista, ter uma agenda para ficar de olho nos prazos é imprescindível. “Faça o compromisso de revisar esse cronograma periodicamente. Se algo não está saindo conforme o planejado, verifique o que está acontecendo e estabeleça novas atividades para mudar esse cenário”, finalizou.