Geral

Bancos, ônibus e escolas: vejo os serviços que devem ser afetados no ES

Há atos previstos para todas as capitais e algumas cidades do interior

Foto: Marlon Max / Folha Vitória

Com a paralisação de trabalhadores que acontece na manhã desta sexta-feira (14) no Espírito Santo e em todo País, algumas vias amanheceram bloqueadas e parte de alguns setores tiveram os serviços suspensos em prol da greve. Os manifestantes protestam contra as mudanças da reforma da Previdência, os cortes na educação, entre outras pautas.

Aderiram à paralisação nesta manhã, categorias como professores, bancários, profissionais da saúde, transportes e servidores estaduais e federais.

Contudo, na Terceira Ponte, por volta das 4h30 da madrugada, faixas que ligam os municípios Vitória e Vila Velha, amanheceram ocupadas por manifestantes que bloquearam os acessos desde as primeiras horas do dia. No sentido Vila Velha x Vitória apenas uma faixa da ponte está liberada e o trânsito fica intenso neste momento.

Já na descida da Segunda Ponte, quem deseja chegar ao Centro de Vitória, vai encontrar pistas bloqueadas com pneus. Contudo, o trânsito está fluindo, mas diversos vias da Grande Vitória estão bloqueadas por manifestantes.

Para o trabalhador que necessita utilizar o transporte público nesta manhã, será necessário ter paciência, pois apesar de circularem, os ônibus circulam com frotas reduzidas em 70%.

Confira os setores que aderiram à greve que acontece nesta sexta-feira (14) 

Bancos

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os bancários do Espírito Santo decidiram, em assembleia realizada na noite da última terça-feira (11), aderir à greve geral dos trabalhadores, prevista para a próxima sexta-feira (14). O movimento convocado pelas centrais sindicais já teve a adesão de diversas categorias de trabalhadores e trabalhadoras em todo país.

De acordo com o coordenador geral do Sindbancários, Jonas Freire, a decisão da categoria foi pela adesão à greve geral. “Entendo que o momento é muito grave diante da ameaça da reforma da Previdência, os cortes da educação e o crescimento do desemprego. As medidas desse governo são de ataque aos mais pobres. É importante todos os trabalhadores e trabalhadoras aderirem à greve, pois são eles que estão sendo diretamente atingidos pelas políticas do governo”, destaca.

O Sindicato dos Rodoviários (Sindirodoviários) também já anunciou que vai aderia a greve nacional. No entanto, o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) entrou na Justiça pedindo a circulação de 100% da frota de ônibus, bem como multa e corte no ponto dos trabalhadores que cruzarem os braços na sexta-feira (14), data da paralisação geral convocada por centrais sindicais de todo o país.

O pedido do GVBus foi feito após o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Espírito Santo (Sindirodoviários-ES) informar que vai aderir à paralisação geral e que está orientando os trabalhadores a cruzar os braços.

Escolas

Foto: Divulgação/PMCI

Alguns profissionais da educação mostraram apoio a greve geral convocada por centrais sindicais que acontece nesta sexta-feira (14) e, por conta disso, alunos da rede pública de ensino ficarão sem aula nos municípios de Cariacica e Serra. Procuradas, as prefeituras de Vitória e Vila Velha disseram que as aulas serão mantidas normalmente.

No caso de Cariacica, os alunos terão reposição das aulas aos sábados. Já a prefeitura da Serra explicou que os alunos não serão prejudicados e que apesar do sindicato ter aderido a greve, algumas escolas irão manter as aulas. Aquelas que paralisarem, irão repor as aulas aos sábados.

A Prefeitura de Vila Velha ressalta que em caso de qualquer mudança, os alunos e responsáveis serão informados. 

Transporte Público

Foto: Divulgação/PMCI

Os motoristas de ônibus resolveram acatar a decisão da Justiça e prometem manter 70% da frota circulando na Grande Vitória nesta sexta-feira (14), quando está prevista uma greve geral contra a reforma da previdência.

A decisão saiu nesta quinta-feira (13), durante audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-ES), que concedeu parcialmente a liminar solicitada pelo Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Setpes) na tarde de quarta-feira (12).

A Justiça determinou que o Sindirodoviários-ES terá que manter o mínimo de 70% da frota em circulação nos horários “de pico” (6h às 9h horas / 17h às 20h), e outros 50% nos demais horários.

Categorias

>> Comércio

O Sindicomerciários do Espírito Santo mostrou total apoio a greve geral e a orientação é de que os trabalhadores não saiam de casa.

>> Saúde

A informação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é de que os serviços de saúde da rede estadual na Grande Vitória irão funcionar normalmente e que ações estão sendo definidas para que o atendimento à população não seja prejudicado.

>> Transporte público

A Justiça determinou que o Sindirodoviários-ES terá que manter o mínimo de 70% da frota em circulação nos horários “de pico” (6h às 9h horas / 17h às 20h), e outros 50% nos demais horários.

>> Bancos

Por meio de nota, o Sindibancários/ES informa que os bancários irão aderir a greve dos trabalhadores com paralisação geral.

>> Poder Judiciário

O Tribunal de Justiça funcionária normalmente.