Apesar da confirmação da gratuidade na ciclovia da Terceira Ponte, a chamada Ciclovia da Vida, para acessar o local será necessário o uso do CartãoGV. Porém, a regra gerou dúvida em alguns leitores sobre a real necessidade do cartão.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Pensando nisso, a reportagem do Folha Vitória entrou em contato com a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura do Espírito Santo (Semobi) para tirar essa dúvida.
LEIA TAMBÉM: Ciclovia da Terceira Ponte terá pedágio? Entenda como será o acesso
Nas redes sociais, seguidores questionaram o motivo do cartão, já que a entrada seria gratuita.
“Se não haverá cobrança, qual o motivo de passar o cartão? Formar fila?”, questionou uma seguidora sobre uma possível aglomeração no acesso. “E quem não tem cartão, como faz?”, perguntou outro internauta sobre o Cartão GV.
Uso do CartãoGV na ciclovia da Terceira Ponte
Mesmo com a confirmação da gratuidade no pedágio da ciclovia, a Semobi informou que o acesso será liberado mediante validação com o CartãoGV.
O objetivo, segundo a secretaria, é trazer maior segurança na via e um melhor controle de tráfego.
Confira a nota na íntegra:
“A Semobi informa que não haverá cobrança de pedágio para a ciclovia. O acesso será liberado mediante validação com o CartãoGV, sem efetuar desconto de tarifa, visando maior segurança na via e o controle de tráfego, dimensionando o uso.”
Como fazer um CartãoGV?
Presente no sistema Transcol e nos ônibus que fazem as linhas intermunicipais de Vitória, o CartãoGV é conhecido na rotina de quem utiliza os coletivos na Grande Vitória.
Para adquirir um cartão, as pessoas interessadas devem se dirigir a um dos postos de atendimento do GVBus e realizar um cadastro simples (nome e CPF).
De acordo com o GVBus, pela Grande Vitória existem 160 locais de vendas para venda e recarga do cartão, desde farmácias a outros estabelecimentos, além das máquinas de autoatendimento nos shoppings (exceto Moxuara e Vila Velha), na Rodoviária de Vitória, no Aeroporto de Vitória, e no Masterplace Mall.
As máquinas também estão presentes nos terminais do Sistema Transcol, que contam ainda com as lojas físicas do GVBus, os agentes de vendas e também há a possibilidade de compra de créditos e cartões nas catracas de entrada dos mesmos.
* Com informações do GVBus.