Um animal de estimação em casa traz felicidade e carinho para toda a família, mas para que haja uma relação saudável de ambas as partes, é necessário estar atento aos cuidados básicos do seu bichinho. De modo geral, é preciso ficar bem atento com seu animal e o conhecimento de tais cuidados é essencial para tratar bem de nossos amiguinhos. A veterinária Karine Quadros listou os cuidados mais importantes:
Prevenção de doenças
Em se tratando de cães e gatos, a prevenção de doenças é o ponto mais importante quando você tem um animal de estimação. É o início básico dos cuidados que você deve ter. Todos os bichanos precisam de vacinação, e para saber qual vacina deve ser aplicada no seu animal, o ideal é consultar um veterinário. As vacinas evitam o contágio de doenças que podem diminuir o tempo de vida dos animais, e ninguém quer ficar sem o seu animalzinho, não é mesmo?
Higiene
Os animais, assim como os humanos, precisam de cuidados com a higiene, como por exemplo: tomar banho, limpar bem as orelhas, aparar os pelos, aparar as unhas e até mesmo escovar os dentes diariamente. Esses cuidados são essenciais para o bem-estar do animal e também para a convivência familiar. Lembrando que não é o ideal aparar as unhas do seu animal em casa, nós aconselhamos que você o leve a um Pet Shop.
Quando o animal está limpo e bem cuidado, se torna cada vez mais difícil o acúmulo de bactérias que podem transmitir doenças a você e a todos que convivem com o bichinho.
Castração
A castração é aconselhável tanto para a fêmea quanto para o macho, sendo mais importante para a fêmea devido ao maior risco de sofrer com doenças mamárias. O ideal é castrar a fêmea antes do segundo cio, e os machos o quanto antes.
Segundo a veterinária Karine Quadros, os animais castrados tendem a ter uma menor probabilidade de apresentar um comportamento agressivo, e por isso, a castração é indicada em casos de cães e gatos que são considerados muito ativos. Lembrando que cada caso deve ter a orientação de um médico veterinário.
Alimentação
Está cada vez mais frequente encontrar casos de cães e gatos com sobrepeso. A alimentação inadequada e a falta de exercícios são as principais causas que podem aumentar este quadro. Assim como os humanos, os animais também podem sofrer com a obesidade e o sedentarismo.
Os cães e gatos, principalmente, precisam de uma alimentação especial e algumas comidas oferecidas irregularmente podem causar danos como diarreias, obesidade, doenças cardíacas, alterações hepáticas e hormonais e inflamação no pâncreas. Para a veterinária Karine Quadros, o proprietário do animal é o responsável por controlar a alimentação do seu bichinho, e muitas vezes é preciso passar por uma reeducação alimentar. “É preciso ter uma consciência maior do proprietário diante da alimentação do seu animal. O animal tem a facilidade de não procurar sua própria comida, porque é o proprietário quem oferece. A maior dificuldade do veterinário não é controlar a fome do animal, e sim educar o proprietário.”