No âmbito da evolução histórica da educação brasileira, a educação Infantil foi, por muito tempo, caracterizada como apenas um local específico, para oferecer cuidados às crianças pequenas, não se levando em consideração a relevância pedagógica e o aprendizado. Com a evolução das leis apropriadas para as crianças e da elaboração de políticas educacionais que efetivaram descobertas sobre a concepção da infância e do desenvolvimento infantil, o educar se tornou tão importante quanto o cuidar.
O ensino infantil, ofertado às crianças de meses de vida aos seis anos, passou a ser encarado como uma das fases mais importantes na vida de uma pessoa. Afinal, é nele que alguns traços de personalidade são construídos, a criança inicia sua inserção em um ambiente socializador e começa a ampliar sua rede de relações. As vivências de ludicidades se organizam para desenvolver em cada criança, o processo de construção da aprendizagem.
“É nessa perspectiva que os educadores da escola Novo Mundo, que fica na Praia do Canto, em vitória, entende o papel do professor. Os professores precisam estar preparados para planejarem ações eficazes e elaborarem intervenções significativas que visam o desenvolvimento intelectual e social das crianças. Desde pequenas, elas precisam ser vistas como seres humanos que estão inseridos em um contexto escolar que propicia vivências coletivas, mas que devem ser asseguradas ao direito de terem suas particularidades respeitadas para que, assim, suas especificidades sejam refletidas individualmente, com foco na construção da aprendizagem, destaca Elaine Cristina Santana, psicopedagoga e coordenadora Pedagógica da Escola Novo Mundo”.
Todos os funcionários da escola, independente, de estarem ou não na sala de aula, recebem treinamentos e orientações para agirem como mediadores entre a criança e o conhecimento.
“Nossas professoras, licenciadas em pedagogia e especializadas em psicopedagogia têm enraizadas em suas ações, a afetividade que é uma rica aliada para o aprendizado. Com maestria, sabem influenciar no desenvolvimento das crianças, contribuindo com oportunidades para que elas manifestem seus pensamentos, linguagens, criatividade, relações, imaginação, ideias e relações sociais, refletindo assim, sobre as formas culturais onde vivem, acrescentou Elaine.
Para que isso aconteça, no decorrer de toda ação educativa, os alunos recebem os estímulos essenciais para vencerem os desafios, as frustrações surgidas e aprendem a respeitar os diferentes grupos de convívio. Outra ação essencial, que encontra-se inserida no planejamento diário das professoras é a vivência da ludicidade, do brincar.
É no brincar, que desde o Berçário, as crianças passam a vivenciar situações que lhes ensinem sobre respeito, confiança e aceitação. No Grupo 1, é oportunizado as crianças, manifestar por meio do corpo e expressões, os seus desejos, alegrias e angústias. A partir do momento em que começam a apropriar-se da linguagem oral, no Grupo 2, por exemplo, começam a verbalizar seus medos e satisfações. Já no Grupo 3, estabelecem relações entre a brincadeira, o faz de conta, com o mundo que já começa a ter mais sentido para elas. No Grupo 4, as regras de uma brincadeira tornam-se mais significativas e as propostas de letramento intensificam esse momento. E, por fim, no Grupo 5, a criança brinca, reconhecendo-se como ser importante e ricamente cultural.
“Ela é um ser em construção que participa ludicamente de experimentações do mundo que a cerca. As inquietudes, verdades, questionamentos e transparência, demonstram borbulhar na oralidade e no processo de construção da escrita dessa turminha”. Relata a professora Amanda Jobim, professora dos Grupos 2 e 3.
Por isso, na hora de escolher uma escola, é indispensável às famílias, conhecerem mais sobre o professor que a instituição de ensino selecionou para compartilhar conhecimentos com seus filhos.
“Na Escola Novo Mundo, nossos professores plantam em cada criança, futuros heróis que construirão a nação. Futuros adultos que com respeito e fraternidade, atuarão como protagonistas de um Novo Mundo”, finalizou a coordenadora pedagógica.
Cabe a cada família, escolher escola infantil mais adequada às suas crenças e princípios, participar das propostas de construções da aprendizagem em cada faixa etária da criança e dar continuidade e valor ao trabalho desenvolvido pelo professor.