Geral

Saiba qual a tendência climática para o inverno no Espírito Santo e confira a previsão do tempo!

A característica do inverno na Região Sudeste é ser uma estação com tempo seco, com dias ensolarados, umidade do ar baixa à tarde

Foto: Iures Wagmaker / Folha Vitória

O inverno de 2019 começou oficialmente às 12h54 desta sexta-feira (21) e vai até 23 de setembro, às 4h50, horários de Brasília. 

A característica do inverno para a Região Sudeste é ser uma estação com tempo seco, com dias ensolarados, umidade do ar baixa à tarde. Os volumes médios de chuva são baixos, de acordo com o Climatempo. 

Com as noites frias, as névoas e nevoeiros no começo da manhã são muito comuns nas regiões de vale, trechos de baixada das estradas e nas serras. A chuva do inverno na Região Sudeste depende basicamente da passagem das frentes frias

Em alguns dias de frio intenso, a geada pode ser formar especialmente no sul de São Paulo, no Sul de Minas e na Serra da Mantiqueira.  A passagem de ciclones extratropicais pela costa da Argentina, do Uruguai e do Sul do Brasil é comum e provocam ventos fortes, que deixam o mar muito agitado, com grandes ondas que eventualmente chegam ao litoral do Sudeste e causam ressaca.

Inverno de 2019

O inverno de 2019 será com a influência do El Niño. Mesmo fraco, este fenômeno vai desviar as frentes frias e suas massas polares do seu caminho normal sobre a América do Sul. Isto significa que muitas destas frentes frias não vão conseguir injetar ar frio sobre o Brasil.

O inverno de 2019 será predominantemente seco no Sudeste e de forma geral, a estação deve terminar com chuva abaixo da média na maioria das áreas da Região.

Em julho, a passagem das frentes frias deve fazer com que chova no Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, no sul e leste de Minas Gerais. Mas a chuva que ocorrer será com pouco volume e por 1 a 2 dias.

O mês de agosto tende a ser mais seco em toda o Sudeste. O raros episódios de chuva devem se concentrar em regiões próximas ao litoral. Em setembro as pancadas de de chuva retornas, porém de maneira muito mal distribuída, atingindo principalmente São Paulo.

Previsão  para o fim de semana

Foto: Reprodução

O primeiro fim de semana do inverno será de tempo firme em praticamente todo o Sudeste do Brasil. No entanto, uma massa de ar frio de origem polar promete deixar as temperaturas mais baixas pela manhã em vários locais da Região, segundo o Climatempo.

No sábado (22), ventos marítimos ainda vão deixar o tempo instável no litoral do Espírito Santo. Por isso, há chance de chuva a qualquer hora sobre a região da Grande Vitória e de São Mateus, mas sem alerta para temporais. No interior capixaba, assim como no norte fluminense e em áreas dos Vales do Jequitinhonha e Rio Doce, a nebulosidade aumenta, mas não chove.

Na Grande São Paulo, Grande Rio e litoral paulista, o sábado começa friozinho e com névoa, por isso, o motorista que irá dirigir em direção a esses locais deve redobrar a atenção nas estradas. No decorrer da manhã, o sol volta a aparecer forte e as temperaturas entram em elevação. Não há expectativa de chuva.

Em Belo Horizonte, interior de Minas Gerais e de São Paulo, o sol aparece forte desde cedo e faz calor à tarde. Nesses locais, é importante ter atenção com os níveis de umidade relativa do ar, que podem ficar baixos nas horas mais quentes do dia.