Os vereadores da Câmara Municipal de Vitória aprovaram, nesta quarta-feira (31), em sessão extraordinária, o Projeto de Lei que autoriza a desafetação e doação da antiga sede do Saldanha da Gama, localizado em Vitória, para a Fecomércio.
Antes da decisão, o projeto da Prefeitura Municipal de Vitória passou pelas comissões de Finanças e Cultura, Justiça, Políticas Urbanas e Turismo. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Vitória Vinícius Simões, a prefeitura tentou por diversas vezes vender o imóvel, mas não apareceram interessados na compra.
De acordo com o projeto de lei, a Fecomércio passa a ser a nova dona do imóvel. Com isso, deverá criar o Museu de Colonização e Migração do Solo Espírito Santense. O projeto inicial deverá ser apresentado no prazo de seis meses.
Segundo o presidente da Fecomércio, José Lino Sepulcri, a intensão é transformar o espaço em um cartão de visita da baía de Vitória.
“Queremos transformar aquele espaço no maior centro cultural do Estado. Essa restauração vai nos custar de 15 a 20 milhões. Temos o objetivo de transformar o local em um Museu que será uma referência para a nossa Cidade”, declarou.