O Corpo de Bombeiros realiza na tarde desta quinta-feira (01), no Sambão do Povo, uma vistoria de toda a estrutura da passarela do samba. A inspeção ocorre com o objetivo de garantir segurança e tranquilidade aos foliões, profissionais de imprensa e artistas do Carnaval Capixaba.
Após inspeção dos setores A, B, C e D, o Coronel Cosme, do Corpo de Bombeiros, afirma que ainda falta corrigir algumas irregularidades. Desta forma, o Sambão do Povo ainda não está liberado para os desfiles de sexta-feira (02) e sábado (03).
Com isso, os militares vão continuar no local durante toda a tarde para que as correções sejam efetuadas. Se as irregularidades persistirem, o Corpo de Bombeiros deve retornar ao Sambão nesta sexta-feira (02), dia dos desfiles do Grupo de Acesso e Grupo B, para verificar os ajustes e, após isso, liberar o alvará de forma definitiva.
O que é verificado?
Segundo o Coronel Cosme, durante a inspeção são verificadas as saídas e sinalizações de emergência, regularidade dos extintores de incêndio, o sistema hidráulico preventivo, estruturas metálicas, o sistema de proteção contra descargas elétricas atmosféricas (para raios) e corredores de circulação.
Em resumo, são vistoriados todos os sistemas e estruturas que devem proteger as pessoas contra incêndio, e também as que devem garantir um abandono rápido e seguro das instalações em casos de emergência.
Também são checadas as escadas, arquibancadas fixas e montadas para o evento. Essa medida objetiva garantir a perfeita harmonia entre o dimensionamento das rotas de fuga e o público máximo permitido, tendo por base as normas baixadas pelo Centro de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros.
Fiscalização
Quem também acompanhou a vistoria foram os representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) e da Prefeitura Municipal de Vitória.
A função do Crea é a fiscalização do exercício profissional das modalidades de Engenharia Civil, Elétrica e Mecânica, e verificação da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Dessa forma, a vistoria ocorre em parceria entre as três instituições, mas o alvará definitivo é emitido pelo Corpo de Bombeiros.
Segundo o vice-presidente do Crea-ES, Carlos Laet, os profissionais responsáveis pela vistoria analisam toda a estrutura do Sambão do Povo para dar uma total segurança ao evento sem qualquer prejuízo à sociedade.