Mais cinco municípios com o Serviço Móvel de Urgência, o Samu. O governador Renato Casagrande anunciou, na manhã desta quinta-feira (23), a expansão do Samu para Santa Leopoldina, Conceição do Castelo, Laranja da Terra, Ibatiba e Domingos Martins. Este último passa a ter uma base e ambulância próprias. Segundo o governo, a medida deve beneficiar 100 mil pessoas. O serviço de urgência e emergência cobre agora 56% da população do Espírito Santo.
“É um serviço público de saúde para que possamos dar segurança aos capixabas, especialmente nesta hora em que enfrentamos uma pandemia, quando o atendimento necessita ser mais rápido. Também é importante quando temos profissionais treinados e qualificados para atender a população”, disse o governador.
O anúncio da ampliação do serviço foi feito primeiro pelo Twitter e a solenidade foi realizada no Palácio Anchieta. O número de participantes foi reduzido por causa das recomendações de saúde, mas estiveram presentes os prefeitos Vavá Coutinho (Santa Leopoldina); Christiano Spadetto (Conceição do Castelo); Josafá Storch (Laranja da Terra); Luciano Pingo (Ibatiba); e Wanzete Kruger (Domingos Martins), além do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes e da coordenadora geral do Samu 192, Julianna Vaillant Louzada Oliveira.
“Esses cinco municípios estão hoje no risco baixo e moderado e, para assim permanecerem, têm que ter um acompanhamento de suas equipes de saúde. Se for para o risco alto já temos que impor restrições. Por isso, é bom que a gente compreenda a importância de um acompanhamento na base, nas comunidades e que o município possa ajudar nesse combate ao coronavírus”, afirmou Casagrande.
O Samu no Estado
O SAMU 192 foi implantado no Espírito Santo em 2005 por meio de convênio firmado entre a Secretaria da Saúde e a Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Vitória. No Estado, a área de abrangência atual do SAMU 192 compreende 18 municípios: Afonso Cláudio, Anchieta, Brejetuba, Cariacica, Domingos Martins (atendido pela base de Marechal Floriano), Fundão, Guarapari, Itaguaçu, Itarana (não possui base municipal), Marechal Floriano, Piúma, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória, abrangendo uma população de aproximadamente 2,2 milhões de habitantes, o que corresponde a 55% de cobertura populacional.
Além das unidades terrestres móveis de suporte básico e avançado, o Samu conta também com o apoio do Núcleo de Operações e Transportes Aéreo (Notaer) para o resgate aeromédico, em parceria com a Secretaria da Casa Militar. Aproximadamente 80% do custeamento são mantidos com recursos próprios e apenas 20% com recursos federais. A participação dos municípios na manutenção do Samu 192 limita-se ao custeio das despesas de utilização e conservação das bases municipais.