O corpo humano pode apresentar vários sinais de que alguma coisa não está andando bem no organismo. De acordo com informações do site DailyMail, no homem, sangue na urina, disfunção erétil e até ganho de peso podem ser sinais de alguma doença mais séria. Veja a seguir a lista dos sintomas que o homem não pode ignorar!
Problemas de ereção
Especialistas ouvidos pela publicação afirmam que a disfunção erétil pode ser um dos primeiros sinais de algum problema mais sério no coração, explica Raj Persad, urologista da Enfermaria Bristol Royal. “O corpo precisa de bastante sangue para conseguir a ereção. E a disfunção pode ser um termômetro de problemas cardiovasculares mais sérios.”
As doenças cardíacas acontecem quando as artérias que se comunicam com o coração ficam entupidas com gordura, mas esse efeito é ainda mais claro nas veias que levam sangue ao pênis. Persad ressalta que essas veias, por serem menores, acabam entupindo com mais facilidade, por isso a disfunção é um dos sintomas de problemas no coração.
O especialista afirma que um homem com dificuldades de ereção leva, aproximadamente, de três a cinco anos para desenvolver problemas cardíacos.
Aumento do peito
O ganho de peso no sexo masculino normalmente leva ao crescimento do peito. O aumento na balança pode trazer diversos problemas à saúde do homem, explica Ashley Grossman, endocrinologista da Universidade de Oxford. “É extremamente importante perder peso e beber menos cerveja quando o homem chega nesse nível.”
Além disso, o crescimento do peito pode ser um sinal de desequilíbrio hormonal. Grossman afirma que isso pode acontecer em qualquer idade, e que os jovens que estão entrando na puberdade são os que mais sofrem com o problema, porque sentem vergonha. Em casos extremos, esse desequilíbrio pode virar até uma doença, conhecida como ginecomastia, quando o homem desenvolve mais a região peitoral, que fica como se fosse um seio feminino.
Grossman explica que o aumento do peito pode ser também uma deficiência nos testículos. “Se a glândula estiver com algum problema, ela acaba produzindo mais estrogênio.”
Precisar ir ao banheiro durante a noite
A necessidade de ir ao banheiro mesmo quando estamos dormindo pode ser sinal de crescimento da próstata. Como a glândula fica embaixo da bexiga, qualquer alteração em seu tamanho aumenta a frequência de idas ao banheiro.
Outros sinais também são o jato de urina fraco, demora para terminar de urinar, não conseguir controlar a vontade de ir ao banheiro. Os exames indicam inclusive se há o risco de câncer de próstata.
Perda de libido
Se o homem perder o interesse sexual ele pode ter desenvolvido algum tipo de problema hormonal. O ginecologista Michael Dooley explica que os testículos podem não estar produzindo hormônios masculinos o suficiente. Além disso, a falta de libido pode levar a problemas de fertilidade.
Dooley afirma que a dificuldade de sentir cheiros também pode ser sinal de que os testículos não estão funcionando direito. “Isso pode levar à produção de esperma deficiente e, consequentemente, á infertilidade.”
Caroço no testículo
Caroços e inchaços nos testículos podem ser sinais de câncer, que normalmente afeta homens entre 20 e 35 anos.
O câncer de testículo é um dos que possui maior taxa de cura, mas o quanto antes a doença for detectada, melhor a efetividade do tratamento, por isso é indicado procurar um médico a qualquer sinal de formação de caroço.
Sangue na urina
Quando o homem apresenta sangue na urina, é o principal sinal de câncer na bexiga, e o perigoso é que não causa dor, e mais da metade dos que contraem a doença acabam morrendo.
Estima-se que metade dos casos de câncer na bexiga são causados por causa do cigarro. Mesmo que o sangue na urina possa ser causado por uma simples infecção urinária, é importante procurar um médico caso isso aconteça.
Beber álcool em excesso
Nos homens, a depressão nem sempre apresenta os sintomas que estamos acostumados. Desânimo, perda do prazer em viver, tristeza, entre outros, podem sim ser sinais de depressão, mas beber em excesso também pode indicar que o homem não esteja bem psicologicamente, declara John Chisholm, médico e chefe do Forum da Saúde do Home no Reino Unido. “Beber demais mostra que alguma coisa não está certa. Além disso, pode desencadear episódios de violência doméstica.”
Chisholm ressalta que os homens não gostam de colocar para fora seus sentimentos e normalmente seguram o que estão pensando e os problemas pelos quais estão passando.
Dor no dedão do pé
A doença da gota acontece quatro vezes mais em homens do que em mulheres. O principal sintoma da doença é a dor nas juntas, especialmente no dedão do pé.
Um tipo de artrite, a gota acontece quando cristais de sódio se formam dentro e ao redor das juntas. Se a pessoa produz muito ácido úrico ou excreta pouco na urina, ele se acumula e se forma nas juntas.
A formação pode levar anos e a pessoa não sente dor nenhuma, e podem danificar a cartilagem e até os ossos das juntas.
Caroço no mamilo
Qualquer sinal de nódulos ao redor dos mamilos pode ser câncer de mama. Muitas pessoas não sabem, mas a doença também acontece nos homens. A maioria dos homens que desenvolvem a doença estão acima dos 60 anos, mas os mais jovens precisam ficar atentos aos sinais que o corpo pode apresentar. O quanto antes o câncer de mama for diagnosticado, melhor o tratamento e mais fácil a cura, por isso é de extrema importância procurar um médico se algo não parecer normal.