No último sábado (2), a Santa Casa de Misericórdia prestou atendimento às vítimas do acidente, que ocorreu na Rodovia ES 164, no distrito de Soturno, em Cachoeiro de Itapemirim, com o ônibus de turismo que saiu de Belo Horizonte com destino à praia de Itaoca, em Itapemirim.
O ônibus tombou próximo à conhecida “Curva da Morte”, na descida da serra, resultando na morte de quatro pessoas e deixando diversos feridos. A Santa Casa registrou 33 atendimentos de emergência no Pronto Socorro. Destes, 25 pacientes já receberam alta, enquanto oito permanecem internados em estado estável nas enfermarias da unidade.
Com movimento atípico, o Pronto Socorro registrou mais de 100 atendimentos no sábado (2). Para melhor gerenciamento da demanda foi preciso dobrar a equipe de profissionais de diversos setores e especialidades. Esse é o protocolo padrão da instituição para este tipo de ocorrência.
Segundo Flaviana Donato, enfermeira supervisora do Pronto Socorro, assim que o hospital foi informado sobre o acidente, um plano de catástrofe foi colocado em andamento.
“O coordenador médico solicitou que outros médicos que estavam nas dependências da instituição fossem ao Pronto Socorro. Nós acionamos outros setores do hospital sem comprometer os demais atendimentos. Damos andamento a um plano de catástrofe e remanejamos os funcionários necessários para prestarmos um atendimento com agilidade”, explica.
Estrutura
O Pronto Socorro da instituição funciona 24 horas, seguindo os critérios de acolhimento com classificação de risco, ou seja, priorizando as demandas de casos graves.
Em 2018 realizou uma média de 52 mil atendimentos de urgência que geraram 11,5 mil internações. Localizada próximo à BR-101, a Santa Casa que é referência para 27 municípios atende uma média de 4,3 mil pacientes/mês.
A Santa Casa é o único hospital do sul do estado referência em urgência/emergência preparado para atender os pacientes. O Pronto Socorro conta com uma equipe médica competente, experiente e especializada.
Solidariedade
Ao tomar conhecimento do acidente, os moradores de Cachoeiro de Itapemirim mostraram toda sua solidariedade com as vítimas do acidente, e muitos foram até o hospital para fazer doação de sangue.
No entanto, os estoques estão abastecidos e a orientação é para que as pessoas façam sua doação ao longo dos próximos dias, já que seu abastecimento é feito de forma gradativa devido ao prazo de validade para que o sangue seja utilizado.
O banco de sangue funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e aos sábados das 7h às 11.