Geral

Santa Casa registra aumento no número de vítimas de acidentes de trânsito em Cachoeiro

O hospital também aderiu à campanha Maio Amarelo e busca conscientizar e orientar para a redução de acidentes. O atual número é considerado preocupante

O alto número de acidentes de trânsito é preocupante e a campanha ‘Maio Amarelo’, tem o intuito de orientar a população Foto: ​Reprodução

A Santa Casa de Cachoeiro divulgou um dado preocupante nesta semana. Os acidentes registrados nos primeiros três meses de 2017 já são mais do que os registrados no mesmo período do ano passado. Em 2016, 531 vítimas de acidentes foram atendidas no hospital e, neste ano, foram 602. A média de gastos com esses pacientes é de R$ 13 mil.

Segundo o hospital, esse valor varia de acordo com o tempo de internação, procedimentos realizados, cirurgias, medicamentos, entre outros. Um fator agravante é que a maioria dos acidentados é do sexo masculino, em fase economicamente ativa, com idade entre 18 e 64 anos.

Ao todo, em 2016 a Santa Casa atendeu 2.197 vítimas de acidentes de moto e carro. O número é considerado preocupante e, por isso, o hospital aderiu à campanha ‘Maio Amarelo.’ O mês foi escolhido para representar o movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. A ideia é chamar a atenção da população para o alto índice de acidentes automobilísticos e mobilizar a sociedade sobre a conscientização e prevenção.

Todos os anos o hospital promove ações para orientar a população. No último ano, os funcionários do pronto-socorro, no lugar dos tradicionais uniformes brancos, vestiram amarelo. A Santa Casa Cachoeiro possui o único pronto socorro porta aberta 24 horas do sul do Estado e, por isso, todos os acidentados da região são atendidos em Cachoeiro. Para 2017, outras atividades já estão sendo planejadas.