Geral

Santa Teresa: prefeito diz que dragagem de rios reduziu danos das chuvas

Segundo o Boletim Extraordinário da Defesa Civil, na região, o rio está atingindo cota de inundação da sede da cidade e algumas casas de população ribeirinha

Foto: Montagem / Folha Vitória

A forte chuva que atingiu Santa Teresa, na região Serrana do Espírito Santo, fez com que os rios atingissem a cota de inundação. Segundo o prefeito Kleber Médici, foi realizada uma dragagem dos rios Timbuí e Vargem Alegre, que contribuiu com a vazão da água.

Por meio do Boletim Extraordinário, a Defesa Civil informou que, na região, o rio está atingindo cota de inundação da sede da cidade e algumas casas de população ribeirinha. 

Leia também: 

> Água com lama: Cesan suspende abastecimento em bairros de 5 municípios do ES

> Mais de 210 pessoas desalojadas em Cachoeiro após Rio Itapemirim transbordar

> Perdeu a placa do carro na chuva? Detran dá orientações do que fazer

Durante entrevista ao Folha Vitória, o prefeito destacou que a chuva atingiu o município em um curto período, fazendo com que a cidade ficasse alagada. 

“Alagou nossos bairros e no interior também, alagando algumas casas. Também tivemos algumas barreiras espalhadas, mas conseguimos desbloquear e todas as vias de chegada ao município estão liberadas”, destacou o prefeito. 

Ainda de acordo com Médici, em Santa Teresa foram registrados: 17 desalojados e 5 desabrigados. Até o momento, as regiões mais afetadas pela chuva foram: Várzea Alegre e o distrito de Santo Antônio.

Também foram registrados alagamentos nos bairros: Vila Nova, Dois Pinheiros e Centenário. 

Rios da região são monitorados 

O prefeito informou que os principais rios que cortam a região são monitorados pela Defesa Civil e pela Prefeitura de Santa Teresa. 

“Vamos continuar com equipes de obras em plantão durante essa noite, se por ventura for registrada alguma diferença no nível do rio a gente vai comunicar a população”, disse o prefeito. 

Defesa Civil acionou plano de contingência 

Diante da situação, a Defesa Civil Municipal acionou o Plano de Contingência que está em ação. Os pontos de abrigo, no caso de risco de inundações e deslizamento de terra, são: 

-SEDE: na quadra de Esporte da Vila Nova e na Escola Ethevaldo Damazio
-SANTO ANTÔNIO DO CANAÃ: Escola Visconde de Inhaúma
-VÁRZEA ALEGRE: Escola Sebastião José Pivetta

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória