O município de Santa Teresa é conhecido por sua rica história, que teve início no final do século 19, mais precisamente em 1874, com a maciça imigração de italianos que chegavam ao Brasil.
A cidade foi honrada com um selo especial dos Correios, que celebram o início da imigração italiana ao país, há 150 anos. A honraria foi entregue à Secretaria de Turismo e Cultura, na última quarta-feira (18).
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Santa Teresa é reconhecida como a primeira cidade a receber os imigrantes vindos do Velho Continente, que vieram a bordo do navio “La Sofia”, em direção à então Colônia de Novo Trento, hoje em dia, pertencente a Aracruz.
A cerimônia
O gerente de Filatelia dos Correios, Fábio Fonseca de Andrade, foi quem conduziu a cerimônia. Foram convidados para efetuar as obliterações nos selos o prefeito municipal de Santa Teresa, Kleber Medici, os deputados federais Gilson Daniel, Helder Salomão e Da Vitória, e os secretários municipais João Paulo Angeli e Rodrigo Brito.
O selo foi elaborado por Rodrigo Brito usando técnicas de computação gráfica e faz homenagem ao navio “La Sofia”, que desembarcou no Porto de Vitória em 21 de fevereiro de 1874. Na arte, aparece uma bandeira italiana estilizada, e uma ilustração do próprio navio.
Também na peça, aparece os dizeres “Santa Teresa – Espírito Santo – 1874 – 2024. 150 anos de Imigração Italiana no Brasil. 1ª Cidade de Colonização Italiana no Brasil”.
Leia Também: Ciclista viraliza ao andar sobre mureta da Beira-Mar em Vitória