Geral

Santuário Nacional de Anchieta vai receber imagem de Santa para entronização

A solenidade de recepção à Nossa Senhora Aparecida tem início às 17h30 em frente à Prefeitura, de onde sairá uma carreata para o Pórtico do Santuário

A recepção será às 17h30, na Prefeitura, com saída de carreata para o Pórtico do Santuário. Foto: Divulgação/Prefeitura

Anchieta recebe neste sábado (17), uma imagem de Nossa Senhora Aparecida que vem direto do Santuário de Aparecida, em São Paulo, para o Santuário de São José de Anchieta.

A solenidade de recepção à imagem tem início às 17h30 em frente à Prefeitura de Anchieta de onde sairá uma carreata em direção ao Pórtico do Santuário. Trinta cavaleiros irão cavalgar em frente à imagem.

Na chegada ao Santuário os peregrinos sairão em procissão rumo à igreja de Nossa Senhora da Penha onde haverá missa campal às 19 horas.

A imagem da Padroeira do Brasil será entronizada em um dos altares laterais do templo.

De acordo com a Diocese, a entronização de uma imagem, ícone ou quadro de santo, significa dar destaque ou lugar de honra a uma figura importante da fé. Em relação a Maria, segundo a doutrina católica, a mãe do Salvador não está acima de seu filho, mas a disposição dela em cooperar com o projeto redentor de Deus a elevou a um patamar de destaque na Igreja.

“O gesto simbólico de colocar a imagem de Nossa Senhora Aparecida em um dos altares do Santuário remete à devoção do povo brasileiro e do próprio José de Anchieta, que amava a Virgem com todo o coração, a ponto de escrever o maior poema mariano que existe em homenagem à Maria”, explica o reitor do Santuário Nacional de Anchieta, Padre César Augusto dos Santos.

A imagem da Padroeira do Brasil será entronizada em um dos altares laterais do templo. Foto: Divulgação

O dogma de Nossa Senhora

O especialista em Teologia Dogmática e pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Itaquari, em Cariacica, Padre Ermindo Rapozo de Assis, explica que para a Igreja Católica, o dogma da Imaculada Conceição de Maria garante que Maria esteve livre de todo pecado desde o seio de sua mãe, Santa Ana.

“Esse dogma revela que Maria foi escolhida desde a sua concepção para ser a mãe do Salvador, ou seja, foi redimida antecipadamente para receber o Verbo Encarnado. Mas é preciso estabelecer uma diferença importante do culto a Jesus Cristo, único Salvador, e da veneração à Nossa Senhora, cuja contribuição é interceder e apontar para o verdadeiro Centro, seu Filho”.

Em maio deste ano, em Fátima, Portugal, a imagem de Nossa Senhora Aparecida também foi entronizada na comemoração ao “Centenário das Bênçãos”, já que em 2017 se celebra 100 anos da aparição da Virgem em solo português e 300 anos do encontro da imagem no rio Paraíba do Sul.

No domingo, às 10h, tem missa no Santuário Nacional de São José de Anchieta. Foto: Divulgação/Prefeitura

Programação

Sábado:

17h30 – Concentração em frente à Prefeitura para saída da carreata em direção ao pórtico do Santuário Nacional de São José de Anchieta

18h – Chegada da imagem ao Pórtico do Santuário e início da procissão em direção à igreja de Nossa Senhora da Penha

19h – Missa campal em frente à igreja de Nossa Senhora da Penha

Domingo:

10h – Missa de entronização da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Santuário Nacional de São José de Anchieta