Diante das fortes chuvas e volume acima da média nos últimos dias, uma equipe do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) esteve neste sábado (26), em São Mateus, nas regiões da Bacia do Rio Cricaré, orientando a população local sobre a possibilidade de perigo de desabamentos de imóveis e desmoronamentos de terra.
Segundo a Defesa Civil, com a subida do nível do Rio Cricaré, há riscos reais de inundação nos Bairros Porto, Maruim, Litorâneo, Cricaré, Cacique I, II e III, Jambeiro, Santa Tereza, Mariricu, Guriri, Pedra D’Água, Lajinha, Campo Grande e Barra Nova.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Segundo o presidente do Crea-ES, o engenheiro Jorge Silva, inúmeras casas e prédios já foram interditados, mas ainda há pessoas que hesitam em sair de suas residências.
“Isso é muito perigoso. Há risco iminente de desabamentos, encontramos muitas habitações já apresentando trincas violentas. Parte do solo já está desprendido em alguns locais e, dependendo da quantidade de precipitação pluviométrica que poderá haver nas próximas horas, nos próximos dias, nós podemos ter acidentes graves, com vitimas fatais”, disse o presidente.
Marinalva Broedel, secretária Municipal de Assistência Social de São Mateus, também fez um alerta: “A recomendação é para que os moradores das áreas de risco rastreadas pela Defesa Civil Municipal deixem suas casas nesse período mais crítico, que desocupem os imóveis dessas regiões mapeadas. Já há, inclusive, todo um esquema montado, com a estrutura necessária para o alojamento provisório das famílias em escolas do município”.
O presidente do Crea-ES já adiantou que equipes do Conselho trabalharão e farão acompanhamento de perto da situação no local neste domingo (27) e nos próximos dias.