Por causa das chuvas dos últimos dias, São Mateus, no Norte do Espírito Santo, ainda contabiliza os estragos provocados pelo temporal. O município já tem quase 50 pessoas desalojadas ou desabrigadas.
Ao todo, nove famílias tiveram de deixar as casas, segundo a Defesa Civil. Uma parte delas foi encaminhada para o programa de Aluguel Social. Outras pessoas preferiram ir para casa de amigos ou parentes.
Muitas dessas famílias tiveram de sair de onde moram por conta do risco de deslizamento de terra. São moradores dos bairros Ayrton Senna, Bom Sucesso, Cacique, Porto e Vitória.
Além disso, mais estragos foram causados por causa das chuvas. A água inundou ruas, blocos de calçamento se soltaram e, em vários bairros, a enxurrada foi tão forte que crateras se formaram em algumas avenidas.
Situação de emergência
Nesta terça-feira (28), secretários municipais, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros se reuniram na Prefeitura de São Mateus para discutir o assunto. O município deve solicitar ajuda dos governos federal e estadual, decretando situação de emergência.
A prefeitura produz relatórios para contabilizar os prejuízos causados pelas chuvas, que devem servir de base para o decreto. Segundo a Secretaria de Comunicação do Município, o documento ainda não foi assinado pelo prefeito Daniel Santana.