Nesta quinta-feira (18), o governador de São Paulo, João Doria, afirmou que o Estado recebe na sexta-feira (18) dois milhões de doses da vacina coronavac. As novas doses chegarão pelo Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. O estado passará a ter 3,1 milhões de vacinas.
Em janeiro a previsão é que o Estado tenha 9 milhões de imunizantes disponíveis a serem oferecidos à população, de acordo com o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas. Ele ainda detalhou que o Butantan informou ao Ministério da Saúde que irá oferecer 22 milhões em fevereiro e 15 milhões em março. O ministro Pazuello, afirmou Covas, incorporou esses volumes ao Plano Nacional de Imunização. “Aguardamos que sejá formalizado nos próximos dias.”
O início da vacinação em São Paulo ocorrerá no dia 25 de janeiro, de acordo com o secretário de saúde Jean Gorinchteyn. “Estabelecemos esse prazo para não atrapalhar o rito da Anvisa, mas se houver um rito mais rápido, melhor. Nós estaremos preparados.”
As taxas de ocupação das UTIS está em 61,5% em todo o Estado. Na Grande São Paulo, 66,5%. A média diária de novos casos apresentou queda em relação à semana epidemiológica anterior. Em relação ao número de óbitos, houve, segundo o governo, uma estabilidade nos números.
“Não recebemos nenhuma informação oficial sobre a compra das vacinas”, disse Doria. “O Ministro Pazuello me informou que irá adquirir 45 milhões de doses em caráter permanente em caráter permanente, irreversível e irretratável”, afirmou.
*Com informações do Portal R7