Geral

Saúde intensifica visitas domiciliares contra a dengue e uso do carro fumacê em Vitória

Para o controle do Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio dos agentes de combate às endemias, segue realizando visitas aos domicílios da capital e a áreas de risco

Os agentes de combate às endemias seguem realizando visitas aos domicílios da capital e a áreas de risco Foto: Divulgação Prefeitura/ Thalles Waichert

O verão está quase terminando, e o calor continua intenso. Sabe aquele barulho inesperado no meio da noite? E aquela coceirinha insuportável na pele? Esses e outros sinais de que há pernilongos na área incomoda muita gente. Por isso, os trabalhos de prevenção contra o mosquito da dengue e o conhecido pernilongo continuam.

Carro Fumacê

E, apesar de os pernilongos não transmitirem doença, estão sendo realizadas novas aplicações espaciais de inseticida com o carro fumacê em 20 bairros da capital, para prevenir e controlar esse tipo de mosquito.

A programação começa, nesta quarta-feira (11), e se estende até o dia 24 deste mês.

O fumacê é um carro que pulveriza o inseticida em névoa e mata os insetos adultos enquanto estão voando. O mosquito, da família dos culicídeos, tem hábitos específicos e tem sua maior atividade no crepúsculo.

Para que a aplicação seja eficaz e cumpra o seu objetivo, o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) realiza a aplicação do inseticida entre as às 3h e às 7 horas.

Citronela

Como o pernilongo se orienta pelo odor do dióxido de carbono e do ácido lático liberados durante a respiração, é difícil fugir desses insetos, já que eles detectam cheiros a até 36 metros de distância. Mas, algumas receitas caseiras são conhecidas para afastá-los por um tempo.

Os óleos e essências à base de citronela são uma boa solução. A citronela é um repelente natural. Então, usar vela produzida a partir desta planta medicinal, ou pulverizar o ambiente com sua essência, também pode ajudar.