Geral

Saúde Mental será tema de debate em VV, na próxima segunda

Neste domingo (18) é comemorado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Em razão dessa data a Prefeitura de Vila Velha promoverá, na segunda-feira (19), um encontro sobre “Atenção em Saúde Mental”, às 14 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

 
Em 1987, durante um congresso de trabalhadores em saúde mental, realizado na cidade de Bauru, foi estabelecido um movimento para acabar com os manicômios no Brasil. “Outros países também realizaram modificações na maneira de tratar as pessoas consideradas loucas desde a metade do século passado. O tratamento nos dias de hoje é voltado para o acolhimento, o tratamento de qualidade, sem aprisionamentos”, explicou a referência técnica em saúde mental de Vila Velha, Pollyana Tereza Ramos Pazolini.

Desta forma, as internações podem ser diminuídas e deixar de ser a primeira, ou mesmo a única opção de tratamento, tanto para usuários com transtorno mental quanto para pessoas em uso prejudicial e abusivo de álcool e outra drogas. “É possível tratar e viver fora de hospitais psiquiátricos. A internação não é a única e nem deve ser a primeira opção de tratamento”, defende Pollyana.

Em Vila Velha, pacientes com transtorno mental e usuários de álcool e outras drogas encontram tratamento no Centro de Atenção Psicossocial (Caps – Rua Frei Firmino Matuschek, 39, centro) ou nas unidades de saúde dos bairros: Coqueiral de Itaparica, Vila Nova, Paul, Ibes, Santa Rita, Vale Encantado e Ulisses Guimarães.
 
Serviço:

Saúde Mental é tema encontro em Vila Velha na segunda-feira
Data:19 de maio, segunda-feira, às 14 horas
Local: auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha. Rua Castelo Branco,1803, Centro (prédio da antiga Faculdade Metodista, próximo ao Hospital Antônio Bezerra de Faria).