Geral

Save The Date: um lembrete simples e importante para os convidados

Esse pré-convite deve ser enviado entre quatro e seis meses antes do casamento e costuma ser mais informal que o convite oficial

Foto: Divulgação

Desde que o Especial Noivas do Folha Vitória entrou no ar, dia 23 de maio, já falamos sobre algumas tendências que importamos dos Estados Unidos quando o assunto é a indústria casamenteira: madrinhas de preto, padrinhos de gravatas iguais, contraste entre cores claras e fortes no vestido de noiva, as demoiselles no lugar das damas de honra infantis… E o assunto da vez, que também veio lá da Terra do Tio Sam, é o Save The Date (Reserve a Data), que já não é uma novidade nos casamentos realizados por essas bandas, mas que continua sendo um item importante.

O Save The Date, como o nome já diz, serve para fazer com que os convidados se planejem para o dia do seu casamento. É um pré-convite, geralmente enviado entre quatro e seis meses antes do casamento – o convite oficial deve ser enviado dois meses antes. Eles costumam ser mais informais e podem ser de várias formas: coloridos, com caricaturas ou desenhos dos noivos, ímãs de geladeira, calendário em contagem regressiva… Aqui, o que vale é a imaginação e não ter medo de ser diferente.

O técnico em eletrônica Raone Souza e a bióloga Amanda Coutinho tiveram uma ideia bastante original para o Save The Date deles. O casal resumiu os cinco anos e meio de namoro em um vídeo que contou os principais gostos de cada um. “Quisemos contar um pouco como somos no pré-convite e o resultado ficou superdivertido”, conta Raone.

Como montar um Save The Date

Não há uma regra para o Save The Date. O ideal é que ele contenha a data do casamento, a cidade onde ele será realizado, os nomes dos noivos e a frase “Reserve essa Data”. Lembre-se de que ele não substitui o convite formal, é apenas um lembrete.

Na hora de enviar, pense nas pessoas que vocês realmente querem que não falte nesse dia tão importante. Embora seja bacana, não é obrigatório mandar para todos os convidados da sua lista. Dê preferência aos que moram longe, aos que sempre estão muito ocupados ou aqueles que realmente não podem deixar de ir. Assim, o Save The Date será uma forma divertida e criativa de envolvê-los nesse clima gostoso de festa.