Durante todo o mês de maio, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) está realizando diversas ações com foco no Microempreendedor Individual. Desde o dia 10, consultorias e mentorias gratuitas estão disponíveis. São cinco títulos de mentorias e nove de consultorias, com assuntos diversos entre marketing, liderança e finanças. Os interessados podem se inscrever pela página https://conteudo.es.sebrae.com.br/mei-seja-mais-digital-2021
Já entre os dias 17 e 28 de maio, começa a Semana do MEI – envolvendo workshops e palestras voltadas para as principais demandas do MEI. Ela será dividida em duas grandes ações: MEI Mais Digital, que visa orientar a implantação ou melhoria das vendas online e da performance no ambiente digital; e MEI na Prática, que trata de questões mais burocráticas, dando mais autonomia ao MEI na realização de ações como registro, parcelamento, alteração cadastral e emissão de DAS.
“Todas as nossas ofertas têm o objetivo de levar informação e conhecimento ao Microempreendedor, principalmente neste momento em que muitos deles estão passando por processos de reinvenção para se manterem ativos ou que decidiram empreender para driblar a crise. E os Microempreendedores Individuais precisam muito do apoio do Sebrae, pois a maioria trabalha sozinho e tem que lidar com tudo: vendas, estoque, gestão, divulgação. Por isso a instituição oferece diversas soluções que podem ser muito úteis para o empreendedor”, destaca o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.
A Microempreendedora Individual Rafaela Figueredo viu no empreendedorismo uma oportunidade de negócio. No início do ano, abriu uma loja de confecção na Serra, e criou a própria marca de moda praia, a Son Natuur, com um diferencial: toda produção é de material reciclado.
“O empreendedorismo sempre esteve presente na minha família. Como o produto que sonhava em desenvolver, que atendesse todas as caraterísticas voltadas à responsabilidade social e ambiental, não existia, empreender para criar meu próprio negócio foi um caminho natural. Busquei a ajuda necessária com o Sebrae, por meio de cursos gratuitos, para tirar o sonho da cabeça e colocar no papel, e hoje estou trabalhando no meu próprio negócio”, ressalta Rafaela.
Com uma estratégia inicial de vendas 100% online, Rafaela buscou apoio para que as redes sociais estivessem alinhadas com os valores da marca e pudessem melhorar suas vendas. “Essa pandemia apenas confirmou que sim, as redes sociais são importantes, porque quem não estava no online correu para se atualizar e atender os clientes da melhor forma e não precisar fechar o negócio”, afirma.
Atualmente, de acordo com a pesquisa de impactos da pandemia sobre os pequenos negócios, 70% dos empreendedores capixabas utilizam as redes sociais como ferramenta de vendas.
Programação completa em: https://conteudo.es.sebrae.com.br/mei-seja-mais-digital-2021
Aplicativo
Outra facilidade é o aplicativo do Sebrae, que vai permitir ao Microempreendedor emitir e controlar os seus boletos DAS e controlar o fluxo de caixa. Por meio dele também será possível conhecer o mercado e os números do seu segmento e identificar as capacitações disponíveis, entre outras funções. O aplicativo está disponível para Android e IOS.