Com o objetivo de aumentar a avaliação municipal do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para 6,2, que em 2017 atingiu 5,8, a Secretaria de Educação de Alegre, tem adotado uma série de medidas e implementado novos métodos de avaliação para garantir melhor eficiência do ensino na sala de aula.
Desde 2017, a Secretaria tem capacitado os profissionais da Rede Municipal de Ensino, adquirido novos materiais pedagógicos, e se espelhados, nos melhores modelos de gestão do País para criar novos caminhos para educação alegrense.
O resultado disso, foi a ação inédita no município: o primeiro simulado de avaliação escolar de Língua Portuguesa e Matemática, que será aplicado regularmente para as turmas de 2º e 5º ano do Ensino Fundamental.
As avaliações da aprendizagem auxiliam o professor no acompanhamento do conhecimento dos alunos, através de um cronograma, juntamente com a equipe pedagógica e corpo docente para juntos atingir a excelência em qualidade e equidade e são alinhadas as exigências mínimas solicitadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Os resultados da primeira prova, mostraram que 36% dos alunos que participaram estão em nível avançado em Português, revelando que as práticas adotadas pelo município estão se refletindo na qualidade em sala de aula.