A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou o primeiro caso de febre amarela em Cachoeiro. Em todo o Espírito Santo já são 78 casos confirmados. Dezoito pessoas morreram e outros 17 estão em investigação. Até a última quinta-feira (2), foram registradas 299 notificações suspeitas da doença e 30 foram descartadas.
Nesta semana, a prefeitura de Cachoeiro anunciou novos horários de vacinação para atender toda a população. Para atender a quem trabalha durante o dia, na segunda-feira (6), o horário foi ampliado para vacinação contra a febre amarela, no Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu. A imunização, que no local já é oferecida normalmente das 8h às 12h, e também será realizada das 16h às 20h.
Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que quem ainda não recebeu a dose deve procurar a unidade básica de saúde com sala de vacina mais perto de sua casa, com o cartão de vacina, CPF e cartão do SUS. Cada unidade define o seu horário de vacinação, que é divulgado nas comunidades pelas equipes que nela atuam.
Nos locais, é realizada uma triagem clínica para verificar se a pessoa pode ser imunizada, pois a vacina é contraindicada em uma série de casos.
Febre amarela
Até a última quinta-feira, a Sesa registrou 18 óbitos pela doença, sendo: Muniz Freire (3), Ibatiba (2), Colatina (2), Irupi (2), Itarana (2), Laranja da Terra (1), Pancas (1), São Roque do Canaã (1), Afonso Cláudio (1), Brejetuba (1), Conceição do Castelo (1) e Aracruz (1).
Os 78 casos confirmados são de moradores de Ibatiba (17), Colatina (14), Brejetuba (6), Baixo Guandu (4), Conceição do Castelo (4), Afonso Cláudio (4), Muniz Freire (4), Laranja da Terra (4), Itarana (3), Itaguaçu (2), Pancas (2), São Roque do Canaã (2), Irupi (2), Castelo (2), Iúna (1), Marilândia (1), Cachoeiro de Itapemirim (1), Fundão (1), Ibiraçu (1), Aracruz (1), Serra (1) e Ibitirama (1).