O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, afirmou, em comunicado publicado nesta quarta-feira (10), que, “ao contrário dos relatos na mídia”, os Estados Unidos “apoiam integralmente” o início do processo pelo Brasil para se tornar um membro integral da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
“Somos apoiadores entusiastas da entrada do Brasil nesta importante instituição e os Estados Unidos farão um grande esforço para apoiar a adesão do Brasil”, afirmou Pompeo, no comunicado.
Além de fazer referência à declaração conjunta dos presidentes Donald Trump e Jair Bolsonaro, em 19 de março, Pompeo aponta que Washington dá as boas vindas aos “esforços contínuos do Brasil em relação a reformas econômicas, melhores práticas e ambiente regulatório em linha com os padrões da OCDE”.
“A carta vazada não representa precisamente a posição dos Estados Unidos a respeito da expansão da OCDE”, conclui o chefe da política externa americana.
Nesta quarta-feira, a agência de notícias Bloomberg revelou uma carta em que Mike Pompeo teria se posicionado a favor da entrada da Argentina e da Romênia no grupo, sem citar, entretanto, o apoio ao Brasil. A falta de citação do País causou surpresa, uma vez que Donald Trump havia prometido apoiar a adesão brasileira ao bloco, pretendida por Jair Bolsonaro.
Confira o comunicado do secretário de Estado norte-americano:
U.S. Fully Supports Brazil’s Steps Towards OECD Membership
Contrary to media reports, the United States, consistent with the March 19 Joint Statement from President Trump and President Bolsonaro, fully supports Brazil beginning the process to become a full member of the OECD. We have welcomed Brazil’s ongoing efforts regarding economic reforms, best practices, and a regulatory framework in line with the standards of the OECD. The leaked letter does not accurately represent the United States’ position with respect to OECD enlargement. We are enthusiastic supporters of Brazil’s entry into this important institution and the United States will make a strong effort to support Brazil’s accession.
EUA apoiam totalmente os passos do Brasil em direção à participação na OCDE
Ao contrário dos relatos da mídia, os Estados Unidos, consistentes com a Declaração Conjunta de 19 de março do Presidente Trump e do Presidente Bolsonaro, apoiam totalmente o Brasil no início do processo de se tornar um membro pleno da OCDE. Saudamos os esforços contínuos do Brasil em relação a reformas econômicas, melhores práticas e ambiente regulatório em linha com os padrões da OCDE. A carta vazada não representa precisamente a posição dos Estados Unidos a respeito da expansão da OCDE. Somos apoiadores entusiastas da entrada do Brasil nesta importante instituição e os Estados Unidos farão um grande esforço para apoiar a adesão do Brasil.