O secretário municipal de Saúde de Vila Velha, Jarbas Ribeiro de Assis Júnior, faltou novamente, nesta terça-feira (23), a uma reunião da Comissão de Cidadania da Assembleia Legislativa, convocada para discutir o surto de gastroenterite ocorrido na creche Praia Baby, na Praia da Costa, em Vila Velha. Na semana passada, ele já havia se ausentado de uma outra reunião promovida pela comissão.
A nova ausência do secretário foi criticada por pais de alunos da creche particular, que participaram do encontro desta terça. Eles alegam que as famílias das vítimas continuam sem explicações sobre o surto que afetou alunos e funcionários da unidade de ensino. O menino Theo, de apenas 2 anos, morreu, no final de março, em decorrência da doença.
A ausência do secretário foi justificada por meio de nota, enviada pela Prefeitura de Vila Velha à produção da TV Vitória/Record. A assessoria informou que Jarbas tinha um compromisso inadiável, mas que, conforme acordado com o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, o secretário de Saúde e a equipe que atuou no caso do surto apresentarão o relatório final sobre o caso no dia 7 de maio.
Investigação
Também participou da reunião desta terça-feira o delegado Geandro Trindade, presidente do inquérito instaurado no dia 1º de abril para apurar a morte do menino Theo. O inquérito deve ser concluído em até 60 dias. Segundo o delegado, falta ainda analisar o resultado da investigação das secretarias Municipal e Estadual de Saúde e Ministério da Saúde.
Foram ouvidos até agora dez pais de alunos que apresentaram sintomas. De acordo com o delegado, o inquérito corre sob segredo de Justiça, para preservar as crianças. Já a prefeitura e o Estado são acusados pelos deputados de expor os alunos, além de demora na ação.
A fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, estuda amostras de material coletado na creche. O resultado da investigação deve ser apresentado no dia 7 de maio.
Enquanto isso, até o dia 28 de abril, os pais seguem impedidos de matricular as crianças em outras instituições de ensino, por recomendação das autoridades de saúde.