Geral

Secretário de saúde do Estado se recupera após transplante de rim

Tadeu Marino tinha insuficiência renal e fazia sessões de hemodiálise, de acordo com a família. Segundo o hospital, a cirurgia aconteceu na noite de sábado (21) e o secretário passa bem

Secretário aguardava na Lista Única Nacional para receber o órgão Foto: Divulgação/Governo

O secretário de estado de saúde, Tadeu Marino, está se recuperando após passar por um transplante para receber um rim. A cirurgia aconteceu na noite do último sábado (21) no Hospital Meridional, no município de Cariacica.

De acordo com familiares do secretário, Marino tinha insuficiência renal e há anos fazia sessões de hemodiálise, que é um tratamento onde o líquido e as substâncias tóxicas são retirados do sangue. Ainda segundo a família, ele aguardava na Lista Única Nacional para receber o órgão. 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) não pode informar a procedência do órgão que o secretário recebeu, mas em nota informou que ele passa bem.

Também por meio de nota, o Hospital Meridional informou que o secretário obtém recuperação clínica conforme programação terapêutica. Eles também disseram que preservam o direito da família de não divulgar mais detalhes sobre a recuperação de Tadeu Marino.

Transplante de órgãos cresce

O número de transplantes de órgãos sólidos no Brasil aumentou 18% entre 2010 e 2013. Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados pela Agência Brasil, os procedimentos considerados de alta complexidade, como os transplantes de pulmão (100%) e coração (60%), tiveram as maiores elevações no período.

“O aumento do transplante mais complexo significa uma melhora no sistema de transplante, porque esses são os transplantes com maior carência, por exemplo transplante de pulmão, coração. As pessoas que não recebem (o órgão) morrem, não têm opção”, avaliou o coordenador do Sistema Nacional de Transplantes, Héder Murari Borba.