O secretário de Saúde de Vila Velha, Jarbas Assis, foi convocado a prestar esclarecimentos sobre o surto infeccioso que levou a morte de uma criança em uma creche na Praia da Costa.
Ele será ouvido pela Comissão de Defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). A convocação é assinada pelo presidente da comissão, o deputado estadual Enivaldo dos Anjos.
OAB quer mais detalhes da morte
A Ordem dos Advogados do Brasil no Espírito Santo (OAB/ES) também solicitou à Delegacia de homicídios e proteção à pessoa (DHPP), na última terça-feira (9), uma cópia do laudo cadavérico do menino Théo, que morreu aos 3 anos de idade, após um surto de infecção em uma creche particular de Vila Velha. Théo morreu no dia 27 de março.
A solicitação foi feita pelo órgão, por meio da comissão de direitos humanos. O motivo da solicitação não foi informado no ofício enviado à Polícia Civil.
Investigações continuam
A creche foi interditada pelo Estado no dia 29 de março, depois que resultados de exames laboratoriais apontaram presença de bactérias no chafariz da creche e em uma cervejaria que funcionava nos fundos do estabelecimento. Antes da interdição, as atividades na creche já estavam suspensas, para trabalho de investigação da Vigilância Sanitária do município.
Em nota, a creche informou que as documentações e alvarás da Vigilância Sanitária estão em dia. O estabelecimento disse que sempre foi citado por técnicos da prefeitura como modelo para outros do mesmo porte na cidade. A creche informou, ainda, que a própria direção da unidade de ensino teria comunicado à Vigilância Epidemiológica sobre os primeiros casos de crianças doentes e que decidiu, por conta própria, suspender as atividades.