Geral

Exército e Guardas Municipais realizam mutirão para fiscalizar comércios na GV nesta terça-feira

Em reunião, Secretário de Estado e secretários municipais se reuniram com cúpula para definir como a área ajudará no combate ao Coronavírus

Foto: Reprodução/TV Vitória

Uma reunião, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (23), definiu como as forças de segurança do Espírito Santo irão atuar para combater a pandemia do Novo Coronavírus.

Representantes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e das secretarias municipais de Defesa Social da Região Metropolitana se reuniram no Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Sesp, em Vitória. Entre as decisões, ficou definido como será feito o mutirão para fiscalizar lojas que se recusem a fechar.

Também estiveram presentes representantes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Capitania dos Portos, Exército, Instituto Jones dos Santos Neves e Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES)

O Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social Roberto Sá disse que é muito importante planejar ações em momentos de crise. Segundo ele, é necessário criar rapidamente canais de compartilhamento de informações. “A ideia é estimular a integração entre todas as forças de segurança”, destacou.

Mutirão

Para fiscalizar o comércio, ficou definido o auxílio das Guardas Municipais e do Exército. Eles irão conferir quem está descumprindo o decreto estadual de fechamento. Um mutirão será realizado durante a terça-feira (24).

Caso haja insistência no funcionamento, o responsável será conduzido à delegacia, e pode receber as sanções administrativas, como multa e suspensão de alvará de funcionamento.

Além disso haverá, em conjunto com os municípios que possuem efetivo, reforço de patrulhamento em locais de comércio, abertos ou fechados, para combate a crimes contra o patrimônio.