Geral

Secult lança publicações com o tema: Escritos do Patrimônio

A proposta é orientar órgãos públicos e associações que desejam criar ou já possuem um museu sob sua gestão. O documento aborda as diversas possibilidades

O conteúdo será atualizado quinzenalmente  Foto: Divulgação

Integrando parte das comemorações da 13ª Semana Nacional de Museus, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) aproveita a data para lançar uma série de publicações sobre Patrimônio Cultural do Espírito Santo. O primeiro documento da série, intitulada Escritos do Patrimônio, tem o título “MUSEU: Criação e Gestão”.

A proposta é orientar órgãos públicos e associações que desejam criar ou já possuem um museu sob sua gestão. O documento aborda as diversas possibilidades que a instituição oferece para a comunidade de seu entorno e as especificidades de seu trabalho técnico.

“Por meio deste Escrito, o leitor terá uma breve noção dos itens que precisam ser discutidos com os envolvidos no processo de criação ou no trabalho de rotina da instituição. A equipe da Secult está disponível para parcerias, reuniões e visitas técnicas, como forma de complementar o que está apresentado no texto”, afirma Paula Nunes Costa, museóloga responsável pela publicação.

Escritos do Patrimônio
Os Escritos do Patrimônio são uma série de publicações que servirão como guia de orientação, contendo curiosidades e informações sobre assuntos relacionados ao Patrimônio Cultural, como tombamentos, registros, preservação e estudos, formulados pela equipe técnica da Gerência de Memória e Patrimônio da Secretaria de Estado da Cultura. 

O conteúdo será atualizado quinzenalmente no site da Secult (www.secult.es.gov.br). Os próximos escritos serão sobre os registros da construção da Casa de Câmara e Cadeia de Santa Cruz pelo historiador Bruno Conde e sobre o município de Santa Teresa pela arquiteta Eliane Lordello.